domingo, 31 de julho de 2016

Assista aos gols da vitória da ASF sobre a UFSM por 4 a 3


A ASF venceu a UFSM por 4 a 3 na noite deste sábado, 30, e se manteve na quinta colocação do grupo 1 da Série Bronze. A equipe de Santiago está a apenas um empate da classificação para a segunda fase e volta à quadra no próximo sábado, quando recebe o Palmeiras, de São Gabriel.

Assista aos gols. As imagens, montagem e edição são de José Carlos Rehbein Rosa, cinegrafista oficial da UFSM.

ASF vence e fica a um empate da classificação em noite que o camisa 10 soltou o verbo e foi dispensado

Batista abriu caminho para a vitória com um gol de peito. Foto: Elias Alfonso

Foi sofrido, mas a ASF fez o dever de casa e venceu a UFSM por 4 a 3 pelo Estadual Série Bronze. O resultado positivo conquistado diante do torcedor ainda foi suficiente para confirmar a classificação à próxima fase da competição, mas deixou a equipe do técnico Moisés a um empate da vaga já no próximo sábado, quando enfrenta o Palmeiras, de São Gabriel, em Santiago. Os gols da vitória foram marcados por Batista, Marcelo e Vanilson (2). 

O jogo
Em quadra a partida começou nervosa. Logo a 1min30seg a UFSM abriu o placar com William, aproveitando-se de um descuido da marcação santiaguense. Com dificuldades para furar o bloqueio dos visitantes, a ASF só começou a criar oportunidades claras a partir da metade da primeira etapa. Antes de balançar as redes com Batista, a equipe local havia parado em pelo menos três boas defesas do goleiro Mateus. O primeiro gol veio em um lançamento de Emerson, ainda na quadra de defesa, lançou Batista, que antecipou-se ao goleiro e tocou com o peito para deixar tudo igual.

Já melhor em quadra e pressionando, o time de Santiago chegou a virada com Marcelo, em jogada individual. Após driblar seu adversário duas vezes ele acertou um belo chute de perna esquerda, indefensável.

A segunda etapa começou com a ASF atacando e ampliando. Logo no primeiro minuto, Vanilson aproveitou o vacilo defensivo para acertar um chute preciso, no ângulo e fazer 3 a 1. Vanilson voltou a marcar aos 7 minutos, desta vez em cobrança de tiro-livre.

As coisas começaram a se complicar quando Felipe foi expulso após cometer falta no meio da quadra. Com um jogador a menos a equipe de Santiago acabou sofrendo o segundo gol. Kapeta tentou afastar e chutou no corpo de Dióser. Coom o goleiro-linha a UFSM passou a levar perigo e encostou no placar, em lance semelhante, só que desta vez foi Moskito quem tentou afastar e acerto o corpo do adversário. Após bater em William a bola foi parar no fundo do gol de Juliano, de ótima atuação.

No final as duas equipes tiveram chances de ampliar em tiros-livres, mas desperdiçaram. Vanilson chutou para Mateus defender, enquanto Raimar acertou a trave de Jhon e na tentativa de Bordignon o camisa 12 de Santiago defendeu.

Com 15 pontos e em quinto lugar, a ASF leva quatro pontos de vantagem para o Palmeiras, adversário do próximo sábado. Como após o confronto haverá apenas três pontos em disputa, um empate diante do time de São Gabriel será suficiente para garantir a equipe santiaguense na segunda fase da Série Bronze.

Após críticas, Marcelo foi desligado
A nota negativa da noite ficou por conta do desligamento do ala Marcelo, autor de um dos gols no 4 a 3. Ainda no intervalo, em entrevista às emissoras de rádio que transmitiam a partida, Marcelo fez queixas quanto às cobranças que julgava exageradas por parte da diretoria, que, segundo ele, não vem cumprindo com o prometido aos atletas. O camisa 10 também criticou a atitude da direção de demitir o técnico Edinho ainda no primeiro turno. Ao final da partida Luciano Cardoso Vieira, durante em entrevista à Rádio Itu, falou em nome da diretoria e afirmou que o jogador não faz mais parte do grupo de trabalho.


Críticas à direção durante o intervalo resultaram na saída de Marcelo. Foto: Éder Alves/Expresso Ilustrado

sábado, 30 de julho de 2016

Noite para lotar o Ginasião e empurrar a ASF para a classificação


Nem preciso dizer que hoje a noite é de decisão e a torcida de Santiago tem que lotar o Ginasião para empurrar a ASF pra cima da UFSM em busca da classificação. Uma vitória contra o time de Santa Maria, combinada a um tropeço do Palmeiras deixa nosso time a um ponto da vaga matemática para a próxima fase. E não esqueçam que mulher não paga.

Hoje resolvi dar uma mudada na chamada geral e tô convocando a turma por vídeo. Dá um play aí e vem comigo!


Um vídeo publicado por Júlio Martins (@soujuliomartins) em

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Quase 60 dias depois, ASF volta a jogar em casa e confronto com UFSM é decisivo para classificação


Lá se vão quase 60 dias desde a última que vez atuou diante de seu torcedor. Era junho véspera de Dia dos Namorados quando a ASF enfrentou a ACF, de Caçapava do Sul, pela última rodada do primeiro turno da Série Bronze. Depois daquele frustrante 6 a 6 o time santiaguense atuou três vezes como visitante e outra como mandante, mas fora de casa, até retornar ao Ginásio Aureliano de Figueiredo Pinto para o decisivo jogo contra a USFM, neste sábado (30), a partir das 20h.

Válida pela quinta e antepenúltima rodada da primeira fase, a partida é marcada pela obrigação de vitória por parte da ASF. Quinta colocada e com dois pontos de vantagem para o Palmeiras, de São Gabriel, a equipe do técnico Moisés precisa fazer o que não faz há três jogos: vencer. O resultado positivo deixa a ASF a um ponto da classificação matemática, que viria com um empate no sábado seguinte, diante do próprio Palmeiras, caso o time de São Gabriel seja derrota neste sábado pelo Salto do Jacuí.

A semana de trabalho vem sendo intensa, com praticamente todos os jogadores participando dos trabalhos a fim de encontrar o caminhos das vitórias e carimbar a classificação à segunda fase da Bronze. Se vencer os dois jogos que disputará em casa, a ASF pode chegar à última rodada com chances de terminar em quarto na classificação do grupo 1 e evitar adversários de melhor índice técnico na etapa seguinte.

Para o jogo de sábado, o ala Emerson, que cumpriu suspensão em Salto do Jacuí, e Pablo, recuperado de uma lesão no joelho, são as principais novidades. Em compensação, Japonês e Piu-Piu estão fora. Expulsos contra a Uruguaianense, eles foram julgados e terão que cumprir mais dois jogos, ficando de fora também do confronto diante do Palmeiras, no próximo sábado, em partida que poderá ser disputada fora de Santiago, caso a ASF seja punida pelo incidente em que um torcedor jogou cerveja no árbitro durante a partida contra o União, em Jaguari.

Quatro pontos atrás da equipe de Santiago, a UFSM ainda sonha com a remota vaga após duas vitórias sobre o La Máquina, de São Sepé. No primeiro turno, em Santa Maria, as duas equipes empataram em 3 a 3, resultado que provocou a demissão do técnico Edinho Pimentel.

Mulher não paga
Apesar da expectativa de um ótimo público para empurrar a equipe das arquibancadas, a direção da ASF liberou a entrada de mulheres, como aconteceu na maioria dos jogos até aqui. Homens pagam R$ 10 pelo ingresso.

Régis Zolin será diretor responsável pelas Categorias de Base do Cruzeiro


Três dias depois de anunciar sua aposentadoria do futebol profissional, o santiaguense Régis Zolin foi confirmado pela direção do Cruzeiro Esporte Clube como novo diretor das Categorias de Base. De acordo com o presidente Renato Genro, o ex-atleta terá como principal responsabilidade gerenciar o processo que colocará o Cruzeiro no hall de Clube Formador.

"É do futebol e tem conhecimento de futebol. Vai cuidar comigo da gestão do futebol do  clube, legislação para sermos clube formador, contratos com clubes, empresários e atletas", declarou o presidente.

Régis tem apenas 27 anos e disputou a Copa Santiago com a camisa do Cruzeiro. No futebol passou por clubes como Santa Cruz e Pelotas (RS), onde conquistou títulos da Copa Sul-Fronteira e Supercopa Gaúcha, além do Luverdense (Mato Grosso), onde conquistou o título da Copa Governador em 2011 e Estadual em 2012.

O último clube profissional na carreira do jovem atleta santiaguense foi o Veranópolis, pelo qual disputou a reta final do Gauchão 2016.

No Facebook, Régis anunciou a despedida dos gramados com a mensagem abaixo:

"Está se encerrando um grande ciclo em minha vida. Quero deixar aqui o meu agradecimento e gratidão àquelas pessoas que sempre me apoiaram de uma maneira ou outra nas horas boas e ruins, aos que torceram e mandaram energias positivas mesmo longe, aos presidentes, diretores, treinadores, colegas de profissão e aos grandes amigos que fiz nesse período. Refleti muito até tomar esta decisão, não foi fácil, mas acredito que foi a melhor, afinal, a vida está em movimento, como já disse Albert Einstein "Viver é como andar de bicicleta: é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio".

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Inter: Charles marca golaço em treino em ganha moral para estar em campo contra o Corinthians


Desde o momento que Charles foi chamado pelo técnico Falcão para treinar com o grupo principal tenho tentado acompanhar o mais de perto possível a repercussão do trabalho do garoto de Santiago, principalmente pela proximidade de sua estreia no time de cima, com grandes possibilidades de ser domingo, diante do Corinthians. Quando não encontro alguma informação mais relevante, conto com a ajuda dos amigos para capturar informações.

A probabilidade de Charles iniciar como titular é remota, mesmo que a falta de opções aponte para isso. Falcão deve optar por jogadores mais experientes pelo momento e grandeza do jogo, evitando até que um dos jogadores mais promissores da base colorada se queime logo na estreia. Mesmo assim, as chances do santiaguense entrar em campo em algum momento da partida aumentam a cada dia de trabalho.


Charles em dividida com Alex durante treino. Foto: Bruno Alencastro/Agência RBS

Hoje, por exemplo, Charles marcou um golaço, que rendeu comentários muito interessantes por parte de profissionais que cobrem o dia a dia do Inter e de torcedores, que já acompanham o bom desempenho do garoto desde a adolescência.

Em determinado momento do trabalho Charles acertou um belo chute de fora da área, a bola tocou no travessão e foi parar no fundo do gol, para satisfação geral de todos que assistiam ao treinamento, como o repórter Sério Boaz, da Rádio Gaúcha, que registrou o gol em seu Twitter, abrindo espaço para comentários do tipo "o novo Falcão" por parte de seus seguidores.

O blog "Inferno é meu destino" também registrou o golaço de Charles, conforme registro abaixo.




terça-feira, 26 de julho de 2016

Chances de Charles Matos estrear contra o Corinthians aumentam a cada treino do Inter


Convocado no início desta semana pelo técnico Falcão, o volante santiaguense Charles Matos está cada vez mais perto de estrear com a camisa do time principal do Inter. E a possibilidade de estar em campo contra o Corinthians, no próximo domingo, são muito grandes.

Além de agradar ao técnico, um especialista na função como poucos, Charles ganha terreno com as ausências de Rodrigo Dourado (Seleção Olímpica), Fernando Bob (suspenso) e o deslocamento de Fabinho para a lateral, onde substituirá William, também convocado para defender a Seleção Brasileira nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Com tão poucos jogadores da função, Falcão pode optar por recuar Anderson ou Alex, mas, caso opte por manter o esquema de jogo sem mais improvisações, o nome de Charles ganha espaço.

Por hora, certo é que ele deve estar entre os jogadores relacionados para o duelo válido pela 17ª rodada do Brasileirão, o que valoriza ainda mais o atleta de Santiago, inclusive financeiramente, já que uma cláusula contratual prevê que a cada 10 jogos relacionado para o time principal ele tem seu salário dobrado.

Charles ouve de perto as orientações do ex-craque e hoje técnico colorado.
Foto: Tomas Hammes/GloboEsporte.com

Bryan Cabezas e outros craques do Independiente del Valle foram campeões da Copa Santiago antes da final Libertadores


Já tem alguns dias que estou para fazer esta postagem, mas o tempo curto não tem permitido, então, antes que passe da hora de fazê-la, em tempos de lançamento da 29ª Copa Santiago, gostaria de compartilhar uma informação importante, que pode passar despercebida para muitos, mas atuando nessa área há tanto tempo não tenho como dar tamanha bobeira. Trata-se de alguns jogadores do Independiente del Valle, finalista da Copa Libertadores de 2017. Nesta equipe que disputa o título com o Atletico Nacional, da Colômbia, há pelo menos cinco jogadores que estavam naquela equipe campeão da Copa Santiago em 2015. Entre eles um atacante pretendido hoje pelo Grêmio.


Muitos jogadores que conquistaram a Copa Santiago agora disputam o título da Libertadores.
Foto: Ieda Beltrão/Rádio Santiago
Sonho de consumo do Grêmio, que está disposto a pagar caro para tê-lo em 2017, o atacante Bryan Cabezas, de apenas 19 anos, disputou e conquistou a 27ª Copa Santiago ao lado do goleiro Javier Nazareno, o zagueiro Anthony Landazuri - que recebeu a taça de campeão em Santiago -, o também zagueiro Carlos Cuero e o meia Sebastián Méndez.


Vou dar uma vasculhada nas fotos de arquivo da Ieda Beltrão e ver o que encontro de fotos específicas desses jogadores, mesmo que isso demore um tempinho, mas fica o registro, que comprova mais uma vez a importância da Copa Santiago para o futebol brasileiro e da América do Sul.

Presidente do Cruzeiro participa de evento da Rádio Gaúcha e Anderson Daronco pode apitar da 29ª Copa Santiago

Em entrevista à Gaúcha, Genro destacou finalistas da Libertadores que atuaram em Santiago.
Foto: Júlio Martins

Na noite desta segunda-feira, 25, o presidente do Cruzeiro Esporte Clube, Renato Genro Vielmo, participou do programada Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha. Convidado pela equipe da emissora em Santa Maria, Genro conversou com o repórter Luciano Périco, responsável pelo quadro "Entre Amigos", sobre a 29ª Copa Santiago, que acontece de 12 a 28 de janeiro de 2017. Entre os assuntos em destaque, o presidente destacou a participação recente na competição do Independiente del Vale, do Equador, campeão em 2015, e que hoje tem cinco jogadores daquele grupo disputando a final da Libertadores da América.

Durante a passagem por Santa Maria, Genro também fez contato com o árbitro Anderson Daronco, que manifestou publicamente interesse em apitar a final da competição.


"Vamos conversar com o presidente do Sindicato e fazer o possível para que isso aconteça, já que o próprio Daronco disse que é uma lacuna na carreira dele não ter apitado a final da Copa", disse Genro.

Em entrevista ao Santiago Esportes (que ainda hoje será disponibilizada aqui), Daronco confirmou a vontade. "Me escalei", disse o árbitro, que garantiu: "Palavra dada é palavra cumprida".

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Santiaguense Charles Matos é chamado por Falcão para o time principal do Inter

Charles foi destaque na Taça São Paulo. Foto: Divulgação/Inter

O técnico Paulo Roberto Falcão chamou o volante santiaguense Charles Matos, 20 anos, 1,86m para treinar com o grupo principal do Internacional.

Charles, que renovou com o Colorado este ano, vinha trabalhando no time B e foi chamado pelo bom desempenho nos treinos e jogos.

Se for aprovado pelo comandante, o jovem natural de Santiago poderá até compor o banco de reservas nos próximos jogos do Inter pelo Brasileirão, incluindo o confronto diante do vice-líder Corinthians.

Titular do Inter na última edição da Copa São Paulo de Juniores, Charles se destacou por ser um volante com bom passe, bom cabeceio e pelos gols, algo pouco comum para um jogador da função.

Leia mais:

Com os pés no chão, Charles Matos quer buscar espaço no Inter com muito trabalho

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Cruzeiro lança marca da 29ª Copa Santiago de Futebol Juvenil


O Cruzeiro Esporte Clube e a TRI Multimídia - Agência de Comunicação - lançaram nessa sexta-feira, 22, a marca oficial da 29ª Copa Santiago de Futebol Juvenil, que acontece entre os dias 12 e 28 de janeiro de 2017. Criada pela agência, a nova marca será mantida ano a ano, atualizando-se apenas as informações pertinentes a cada edição.

A nova marca remete a um escudo clubístico, utiliza as cores do Clube (incluindo o vermelho que vem da fusão com o antigo Riachuelo) e a Raposa (símbolo do clube mineiro que serviu de inspiração ao Tenente Romeu Goulart Jaques, fundador do clube santiaguense) sob uma bola estilizada que representa o "Planeta Bola" e remete a participação de clubes de todos os continentes que já participaram das 28 edições anteriores da competição pioneira lançada em 1989.

Na próxima semana o Departamento de Marketing do Clube lançará uma nova campanha de sócios, batizada de "Sócio Estrelado". O clube também está promovendo a Ação Entre Amigos de uma moto, que será sorteada durante a final da Copa. Os números estão sendo vendidos por dirigentes ao preço de R$ 5,00.

O lançamento oficial da 29ª Copa Santiago acontece dia 30 de outubro, na Sociedade Valle in Fiori.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Nova marca da Copa Santiago será lançada na próxima sexta-feira


A nova diretoria do Cruzeiro Esporte Clube, em parceria com a Tri Multimídia - Agência de Comunicação -, lança nesta sexta-feira a logomarca da 29ª Copa Santiago de Futebol Juvenil. A nova marca foi criada pensando nos 30 anos do evento esportivo, que serão comemorados em 2018.


A parceria entre Cruzeiro e Tri também prevê uma campanha de sócios que será lançada nos próximos dias, comercialização de espaços publicitários dentro e fora do Estádio Alceu Carvalho, renovação da fachada do clube e ações que promovam a Copa antes e durante sua realização, entre os dias 12 e 28 de janeiro de 2017.

O Jantar de Lançamento da 29ª Copa Santiago acontece dia 30 de outubro, na Sociedade Valle in Fiori.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Força Jovem vence o Corinthians e fica com o título do Torneio de 49 anos do Cruzeiro

Força chegou ao título após vencer o Corinthians. Fotos: Divulgação/Cruzeiro Esporte Clube

Depois de passar pelo Riachuelo nas semifinais (3 a 3 no tempo normal e 5 a 3 nos pênaltis), o Força Jovem venceu o Corinthians por 3 a 1 e ficou com o título do Torneio que encerrou as comemorações de 49 anos do Cruzeiro Esporte Clube. A competição, que iniciou no sábado à tarde e terminou no domingo pela manhã, contou também com a participação do América, derrotado nas semifinais pelo Corinthians, também nos pênaltis. 

Outra atração foram os árbitros Rogério Camilo e Paulo Marcolino, ex-integrantes do quadro da Associação Gaúcha de Árbitros e com participação em diversas edições da Copa Santiago.

Torneio contou com arbitragem de primeira linha

Vice-campeão Corinthians


América e Riachuelo caíram nas semifinais


sábado, 16 de julho de 2016

Nove pontos e um milagre para seguir vivo


É isso que a equipe do Cruzeiro precisa para conseguir sua classificação para a próxima fase do Campeonato Gaúcho Juvenil B. 

Com uma péssima campanha, conquistando apenas dois empates e nenhuma vitória nos sete jogos já disputados, marcando sete gols e sofrendo quinze, o time santiaguense precisa vencer seus três últimos jogos, sendo dois fora de casa, e ainda torcer para Novo Horizonte não marcar mais nenhum ponto.

Próxima decisão: A próxima partida do Cruzeiro será somente no dia 30, sábado, em Santa Rosa contra a equipe local que lidera a Chave B com 16 pontos ganhos.

Treinador Rodrigo: Em conversa com o treinador do Cruzeiro Rodrigo Rosa, ele comentou a péssima companha no Gauchão e sua visão quanto ao futuro do grupo:

Técnico Rodrigo ao lado de Mano Menezes

“Na minha humilde opinião estamos fazendo um trabalho de reestruturação do clube, principalmente da categoria Sub-17. Por que falo isso? Até os anos anteriores, não tínhamos a categoria disputando Gauchão, e sim a Sub-15. Por isso o clube tinha que trazer jogadores de fora para a disputa da Copa Santiago. Agora recém demos o primeiro passo para essa reorganização.

Começamos fazendo a Sub-17 disputar o Gauchão para então podermos avaliar se alguns jogadores poderão ser aproveitados posteriormente para a Copa Santiago, ou seja, uma continuidade de aproveitamento como um todo, visando o ano inteiro, não somente para o Gauchão ou para a Copa.

Quanto ao Gauchão, a equipe é jovem ainda, estamos com 6 jogadores com idade de Sub-15, mais 12 que são seu primeiro ano de juvenil, e pouquíssimos nascidos em 1999 (último ano de juvenil), mas que não tem a experiência suficiente para resolver esse tipo de competição.

É um trabalho de formiguinha, visando o longo prazo, até porque a pressa é a velocidade burra que o futebol “criou” para os resultados e o que vem acontecendo é um cenário NACIONAL de má formação de atletas (ou no mínimo despreparados) para a evolução do nosso futebol brasileiro.

Aqui em Santiago ainda é um pouco mais complicado, existem pesquisas de performance (futebol) que apontam que a cada 3.000 atletas, um é aproveitado para ser ou vir a ser um jogador diferenciado para o futebol (se tornar profissional), e aqui de 65 atletas que fizeram testes (incluindo meninos de 14 anos que não poderiam nem jogar esse campeonato) tivemos que aproveitar 25.

Ou seja, tem coisa errada, a demanda é pequena para termos avaliação quantitativa e qualitativa para formarmos um elenco mais competitivo.


Mas sabemos que estamos no caminho certo, e que iremos sim colher, mas nem nesse ano e talvez ainda não na próxima temporada... Mas o produto final com certeza será satisfatório”.

Força Jovem e Corinthians na final do Torneio de Aniversário do Cruzeiro

Para encerrar as comemorações de seus 49 anos, o Cruzeiro Esporte Clube promove hoje e domingo, no Estádio Alceu Carvalho, um Torneio de Aniversário que reuniu quatro das equipes mais tradicionais do esporte amador local, Força Jovem, Riachuelo, América e Corinthians.

Os jogos disputados na tarde de hoje pelas semifinais tiveram os seguintes resultados:

Tempo normal: Força Jovem 3 x 3 Riachuelo
Penalidades: Força Jovem 5  x 3 Riachuelo

Tempo normal: América 2 x 2 Corinthians
Penalidades: América 4 x 5 Corinthians

A final entre FORÇA JOVEM e CORINTHIANS será disputada manhã, às 10h, no Estádio Alceu Duarte de Carvalho, com entrada gratuita. Posteriormente haverá um almoço de confraternização para participantes e torcedores em geral.

Municipais de Futsal movimentam Santiago

Com partidas de segunda a sexta-feira, os Campeonatos Municipais de Futsal movimentam os desportistas santiaguenses, levando dezenas de torcedores ao Ginasião e ao Ginásio da Riachuelo.

Futsal da 1ª Divisão: 
Na sexta-feira, 08, ocorreram os seguintes jogos: 
Força Jovem 4 x 1 Galáticos;
Geriátricos 2 x 5 Ponte Preta. 

Na segunda-feira, 11, teve início a terceira rodada com três partidas: 
Ponte Preta 0 x 2 Força Jovem; 
Galáticos 1 x 0 Nacional; 
Apolinário 4 x 2 Geriátricos. 

Ontem, sexta-feira, 15:
Bela União 2 x 3 Independente;
Unistalda 1 x 4 São Jorge. 

Os líderes até o momento são o Força Jovem, Independente e Apolinário com 9 pontos ganhos.

Na segunda-feira, dia 18, no Ginasião, a partir das 19h30min.
Nacional x São Jorge; 
Independente x Apolinário; 
Força Jovem x Unistalda.


Futsal 2ª Divisão: 
Quinta-feira, 07: 
Ouro Verde 0 x 0 Estação;
Sirtec 3 x 5 Gunners. 

Terça-feira, 12: 
Estação 0 x 3 Grêmio Espe; 
Atlético 5 x 2 Ouro Verde; 
Gunners 8 x 3 Montreal. 

Ontem, quinta-feira:
JDM 3 x 5 Sirtec.

A segunda partida entre RB x Tigres foi transferida devido a umidade da quadra, ficando para o dia 22/07, sexta-feira, às 19h, no Ginásio da Riachuelo.


Próximos jogos: Terça-feira, 19, pela abertura da terceira rodada ocorrem os seguintes confrontos: 
Estação x RB; 
Atlético x Gunners;
Grêmio Espe x JDM. 

Na quinta-feira, dia 21, se enfrentam 
Tigres x Ouro Verde;
Montreal x Sirtex. 

As partidas ocorrem no Ginásio da Riachuelo, com início dos jogos às 19h.

Riachuelo começa mal o Municipal de Veteranos

Após quatro partidas realizadas pelo Campeonato Municipal de Futebol de Campo da categoria Veterano, a surpresa está por conta da tradicional equipe do Riachuelo, que já sofreu duas derrotas, 7 a 0 na estreia contra o Real e na quinta-feira, dia 07, perdeu para o América por 5 a 3.

Próximos jogos: Domingo, 17, às 15h, no Cruzeiro: 
- Real x Bela União.

Na terça-feira, dia 19, às 20h, no Cruzeiro, ocorre a primeira partida noturna da competição entre São Jorge x Cruzeiro.

Rodada do Futebol 7 cancelada

A segunda rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete da 1ª e 2ª Divisão que estava prevista para ocorrer no final de semana passado, acabou sendo transferida devido a chuva. 

Nesse final de semana devido a realização do Torneio de Aniversário do Cruzeiro, também não haverá rodada do Futebol Sete.

Assim, os próximos jogos serão os seguintes: 
Sábado, dia 23, a partir das 13h45min, no complexo do União: 

1ª Divisão - 
Nacional x Força Jovem; 
Independente x Montreal; 
Grêmio Espe x Atlético; 
Ouro Verde x RB. 

2ª Divisão - 
Estação x Tigres; 
Geriátricos x Apolinário; 
Bela União x Galáticos; 
JDM x Ponte Preta; 
Sirtec x Real; 
Corinthians x São Jorge.

Primeira rodada da Bocha do Interior

Começou no final de semana passado o Campeonato Municipal de Bochas entre os clubes do interior de Santiago. Participando este ano quatro clubes (Cerca de Pedras, Vila Branca, Vila Betânia e Bom Retiro). 

A primeira rodada teve os seguintes resultados:
Em Bom Retiro: Bom Retiro 3 x 1 Cerca de Pedras
Na Vila Betânia: Vila Betânia 0 x 4 Vila Branca.

Próximos jogos: Domingo, dia 17, a partir das 9hs. 
- Em Bom Retiro: Bom Retiro x Vila Betânia
- Em Carca de Pedras: Cerca de Pedras x Vila Branca.

Foto ilustrativa

Começou o Municipal de Voleibol

Teve início no sábado passado mais uma competição municipal na modalidade de voleibol 4 x 4. Este ano participam da competição 10 equipes das cidades de Santiago, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, Alegrete e Manoel Viana. 

A primeira rodada teve os seguintes resultados:
Chave A: 
- Manoel Viana 2 x 0 Espaço Fitnes (São Francisco de Assis)
- Adventure Sports 2 x 0 Max
- Manoel Viana 0 x 2 Adventure Sports.

A próxima rodada estava prevista para hoje, sábado, às 15h, no Ginasião com os seguintes jogos:
Chave B:
- Alegrete x Esquadrão PE
- Assoc.Bairro Belizário x AABB/Vip Motel
- Alegrete x Assoc.Bairro Belizário


Série Bronze: ASF inicia série de jogos decisivos por vaga em Salto do Jacuí


Ocupando atualmente o 5º lugar na tabela de classificação do grupo 1 da Série Bronze, a Associação Santiaguense de Futsal (ASF) entra em um período de jogos decisivos em busca de uma das cinco vagas do grupo à segunda fase da competição estadual. Restando quatro jogos para o fim da primeira etapa, a equipe santiaguense terá pela frente Salto do Jacuí, UFSM, Palmeiras (São Gabriel) e ACF (Caçapava do Sul). Para avançar, a ASF precisa somar pelo menos 6 pontos dos 12 que ainda disputará.

A busca pelo máximo de pontos possível inicia neste sábado, diante da ADCH, terceira colocada, em Salto do Jacuí. No jogo de ida as duas equipes ficaram no 2 a 2, com a ASF buscando a reação após estar perdendo por 2 a 0. Para o confronto de hoje o técnico Moisés poderá contar com os retornos de Japa e Piu-Piu, que cumpriram suspensão. Apesar das dificuldades de enfrentar um adversário experiente e qualificado fora de casa, seria muito importante somar pelo menos um ponto, já que o Palmeiras, adversário direto, joga em São Gabriel contra o lanterna La Máquina. Isso significa que uma derrota hoje deve custar a vaga no G-5.

De qualquer forma, um resultado negativo em Salto do Jacuí não quer dizer que tudo está perdido. Pelo contrário. As coisas começam a se decidir de verdade daqui duas semanas, quando a ASF tem obrigação de vencer a UFSM, em casa (ou fora de casa, mas como mandante, já que a equipe de Santiago corre o risco de perder o mando de quadra mais uma vez). Neste mesmo dia o Palmeiras receberá o Salto do Jacuí, podendo estar aí o passaporte de volta para o G-5.

No sábado seguinte, aí sim o bicho pega, já que ASF e Palmeiras se enfrentam em Santiago. É neste confronto direto que as coisas se resolverão de verdade. Se tiver vencido a UFSM e o Palmeiras perdido para o Salto, bastará uma vitória simples para que a confirmação da vaga.

Em último caso, se a vantagem sobre o time de São Gabriel não vier até lá, fica tudo para a última rodada, quando a ASF vai a Caçapava do Sul no mesmo momento que o Palmeiras recebe o União Independente. Mas entendo, e todos entendem assim, com certeza, que não se pode deixar nada para a última rodada, quando muitos interesses estarão em quadra e corremos até o risco de alguém "facilitar" algum resultado para deixar um time tradicional como o de Santiago fora da competição.

Sobre a próxima fase falamos durante a semana, pois como 11ª colocada na classificação geral a ASF deve enfrentar adversários muito fortes na segunda fase.


ASF precisa somar pelo menos seis pontos nos próximos quatro jogos. Foto: Diego Sampaio

Torneio do Cruzeiro reúne clubes tradicionais de Santiago no final de semana


O Cruzeiro Esporte Clube encerra as comemorações de seus 49 anos neste final de semana com um Torneio que reúne os quatro clubes mais tradicionais do futebol santiaguense.

A partir da tarde deste sábado, no Estádio Alceu Carvalho, América, Corinthians, Força Jovem e Riachuelo entram em campo em busca do título. No primeiro dia serão dois jogos (semifinais), que classificarão os vencedores para a final, marcada para as 10 horas do domingo.

A disputa inicia às 15h, Força Jovem x Riachuelo. Em seguida tem América x Corinthians (17h).

Após a decisão será servido almoço aos participantes e à comunidade. Os interessados devem procurar mais informações junto à diretoria e integrantes da direção do clube.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Sport Recife confirma presença na 29ª Copa Santiago. Equatorianos podem retornar


Na tarde desta quinta-feira, 14 de julho, o presidente do Cruzeiro Esporte Clube, Renato Genro Vielmo, recebeu uma ligação do nordeste brasileiro confirmando a presença do Sport Recife na 29ª edição da Copa Santiago de Futebol Juvenil, que será disputada em janeiro de 2017. Esta será a primeira vez que o clube pernambucano participa da competição Sub-17 promovida pelo Cruzeiro Esporte Clube. Em 2015 os contatos aconteceram, mas a vinda foi adiada.

Com a confirmação do Sport, a lista de equipes com presença encaminhada - que poderíamos chamar de pré-lista, já que sempre pode haver algum imprevisto de última hora - conta com 9 clubes, o que significa que ainda restam três vagas em aberto. 

Uma delas poderá ser preenchida pelo Independiente Del Valle, do Equador. Campeão em 2015, a equipe ficou de fora da última edição, mas as negociações estão abertas e o retorno é uma possibilidade.

Os demais clubes confirmados até o momento são: Cruzeiro de Santiago, São Paulo, Grêmio, Inter, Figueirense (SC), Criciúma (SC), Gama (DF) e 3 Febrero (Paraguai).

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Ainda é cedo? O que podemos esperar da ASF para a temporada 2017?


No último sábado tive a oportunidade de viajar para Jaguari com o Márcio Manente, presidente da ASF, que não só demonstrou muita tranquilidade diante de todas as dificuldades encontradas na retomada do futsal em Santiago, como também se mostrou bastante preparado para encarar uma nova temporada a partir de janeiro. No caminho de ida e no retorno após a derrota para o União, o dirigente abriu o jogo sobre os planos para 2017, sem jogar a toalha para a atual temporada, que, segundo ele, é de aprendizado e deixará muitas lições.

O planejamento para a sequência do trabalho iniciado após 8 anos de ausência dos estaduais inclui um projeto para captação de recursos que permitam investimentos maiores e a contratação de profissionais experientes que possam se incorporar aos bons nomes locais.

A busca por um grande patrocinador Master, aquele que dá nome ao time como já foram URI, Felice, entre outros, é um dos pontos principais do projeto, que prevê níveis de investimento diferenciados para empresas que tenham interesse em apoiar a equipe. Algo que permita custear todas as despesas com o máximo de independência.



Na cabeça do dirigente, firmar parcerias com grandes clubes, formadores de atletas, também faz parte do pacote de ações que permitirão ao futsal de Santiago sonhar com algo mais, em voltar a ser grande e quem sabe chegar a uma Série Ouro em curto espaço de tempo.

Lógico que tem alguns detalhes que não cabem aqui, que há coisas que o Márcio ainda esteja imaginando e por isso não me falou em detalhes, mas posso assegurar a todos que, se conseguir executar a maior parte das ideias a direção da ASF estará oferecendo um produto consistente para investidores e que poderá dar muitas alegrias ao torcedor, que, apesar dos tropeços nessa retomada, já deu mostras de que é apaixonado pelo futsal e que veste a camiseta.

Ainda temos caminhos a serem trilhados em 2016. Ainda sonho com a classificação, pelo menos à segunda fase da Série Bronze, mas é importante saber que as pessoas que iniciaram esse trabalho estão interessadas em dar sequência, pelo bem do esporte santiaguense, que, logicamente não se resume apenas ao futsal.

domingo, 10 de julho de 2016

ASF sofre mais uma derrota, pode perder mando de quadra, mas segue na zona de classificação

ASF perdeu em Jaguari. Próximo compromisso será em Salto do Jacuí. Foto: Diego Sampaio/ASF

Em uma noite de muitos erros e pouca inspiração, a ASF amargou sua quarta derrota na Série Bronze 2016. Atuando como mandante, a equipe santiaguense perdeu por 5 a 2 para o União Independente, de Santa Maria, em Jaguari. O resultado não tira a ASF da zona de classificação, mas a deixa a cinco pontos da ACF, quarta colocada. No final do jogo um torcedor jogou cerveja para dentro da quadra do Ginásio Municipal de Jaguari e uma nova punição com perda de mando de jogo não está descartada. No próximo sábado a equipe do técnico Moisés vai a Salto do Jacuí para enfrentar um dos times que disputam a liderança do grupo.

O jogo
Mesmo sem contar com os suspensos Pablo, Japonês e Piu-Piu, o clima é de otimismo antes da bola rolar, já que havia retornos importantes de Vagner, Batista e Moskito. Além disso, os bons treinos realizados mas últimas duas semanas foram bastante destacados por dirigentes, comissão técnica e jogadores. Mas em quadra o resultado não foi o esperado. Sem se encontrar na primeira metade da etapa inicial e errando muitos passes, a ASF foi surpreendida quando estava melhor na partida. Em contra-ataque rápido o União abriu o placar com o santiaguense Ricardinho. Nos cinco minutos finais a ASF tentou o empate, mas foi incapaz de provocar uma sexta falta que daria direito a um lance livre que poderia proporcionar o empate antes do intervalo.

Na segunda etapa a marcação falhou mais uma vez e em cobrança de falta que pegou a defesa santiaguense desorganizada, Filipe ampliou o marcador. A ASF poderia ter entrado no jogo novamente quando Emerson bateu o bom goleiro Edinho e descontou, mas em seguida Kuya recebeu de Roger - novamente lance de bola parada e bobeira da defesa santiaguense - e ampliou.

No quarto gol o goleiro Edinho, dono de grandes defesas, lançou pelo alto e Moraes contou a com a saída em falso do goleiro Jhon para aumentar a vantagem do vice-líder.

Já com Moskito de goleiro-linha a ASF pressionou e descontou através de pênalti sofrido pelo camisa 9 que Felipe converteu. A reação não durou muito. Em tiro-livre, o União marcou novamente com o capitão Roger: 5 a 2.

Nos minutos finais a ASF pressionou e teve duas chances claras em cobranças de tiro-livre. Na primeira, Vanilsou chutou e Edinho defendeu. No rebote o goleiro usou a mão fora da área e propiciou nova cobrança, desta vez de Emerson, mas que novamente foi parada pelo camisa 12 de Santa Maria.

Punição à vista
Tendo que atuar fora de casa devido a uma punição sofrida após um torcedor cuspir cerveja na arbitragem, a ASF sofreu novamente com a imprudência vinda das arquibancadas. A 36 segundos do final, um torcedor jogou cerveja para dentro da quadra, tentando atingir o árbitro Adriano Wolf. O torcedor, identificado posteriormente como morador de Jaguari, foi retirado imediatamente pela Brigada Militar, mas possibilidade de uma nova punição ao clube santiaguense é grande. A ASF ainda tem dois jogos a disputar em Santiago, diante da UFSM e o confronto direto com o Palmeiras, de São Gabriel.