Jogadores fizeram a festa pela classificação em Rio Pardo |
A ASF venceu o Nadas Branco por 2 a 1 na noite deste sábado e confirmou a classificação entre os 8 melhores da Série Bronze 2016. A virada em Rio Pardo teve gols de Vanilson e Batista. Na fase de quartas de final, a primeira dos mata-mata, a equipe santiaguense enfrentará o Salto do Jacuí, adversário na primeira fase. O primeiro jogo acontece no próximo sábado, em Santiago, com expectativa de ginásio lotado.
O jogo
Foi um jogo emocionante, empolgante, mas em que a ASF esteve com a situação dominada e em momento algum viu a classificação se distanciar. Mesmo quando perdia por 1 a 0, a equipe do técnico Moisés manteve a frieza e soube buscar o resultado de virada no erro do adversário.
O primeiro tempo mostrou uma ASF bem posicionada, suportando bem a pressão dos donos da casa, mas também criando ótimas oportunidades de gol. O time de Santiago teve duas chances de pular na frente do placar, mas desperdiçou dois tiros livres, com Japa e Vanilson, que pararam no bom goleiro Jacky. Goleiro que foi um dos destaques da primeira etapa por participar diretamente da maior parte dos lances de ataque do Nadas Branco.
Na segunda etapa veio o gol do time da casa. O 1 a 0, aliado à vitória parcial da Uruguaianense por 2 a 0 sobre Marau, classificada as duas equipes que se enfrentavam em Rio Pardo. Mas o goleiro Jacky parecia não ter sido avisado. Ele seguiu avançando à quadra adversária até que a ASF deu o bote certo. Batista dominou a bola no meio da quadra e tocou para Vanilson. Os dois foram tabelando até a área, quando o experiente camisa 11 deixou o jovem na cara do gol. O camisa 8 só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes.
O resultado eliminava os donos da casa, que partiram para o tudo ou nada. Em um lance de desatenção, a bola foi chutada pela defesa santiaguense e encontrou o pé de Batista, que tocou sutilmente na bola e garantiu a virada. A ASF teve outras oportunidades para ampliar, mas desperdiçou. Enquanto isso o Nadas tentou sem sucesso uma virada que o recolocaria na disputa por uma das vagas do grupo 4.
A classificação foi muito comemorada por todos e seguiu pela estrada até a chegada em saída quase ao amanhecer do domingo. Tanto os jogadores como o técnico Moisés destacaram mais uma vez a maturidade adquirida pela equipe e enfatizaram que os confrontos com Salto do Jacuí na primeira retratam um momento diferente, em que a ASF ainda tentava se encontrar. "Vai ser outra história", disse Moisés ainda no ginásio de Rio Pardo.
Casa cheia
A sequência de bons resultados, em especial na segunda fase do estadual, geraram entre jogadores, direção e comissão técnica a expectativa de que no próximo sábado, no jogo de ida pelas quartas de final, o ginasião de Santiago receberá o maior público da temporada. "Não tem como o ginásio não estar lotado", disse o presidente Márcio Manente.
A direção ainda estuda promoções para a partida, mas o mais provável é que seja mantida a gratuidade de ingressos para as mulheres. A venda de camisetas durante o jogo não está descartada.
Ao vivo
Em Rio Pardo, de forma inédita, o Santiago Esportes transmitiu a vitória da ASF. Com algumas limitações técnicas de sinal de internet, o canal de esportes mobilizou centenas de pessoas em Santiago, Bento Gonçalves, Ijuí, Porto Alegre, Florianópolis e até fora do Brasil, caso dos familiares do pivô Felipe, que acompanharam a partida no Estados Unidos. No próximo sábado a equipe Santiago Esportes volta a trasmitir, desta vez em casa, com narração de Júlio Martins e participação de convidados especiais.
Os vídeos da transmissão, que inclui a festa dos jogadores na quadra e mais tarde no restaurante, estão disponíveis no perfil do nosso editor no Facebook.