domingo, 19 de junho de 2016
Opinião: ASF encontrou o caminho da classificação
Se vencer o lanterna, independente de onde se joga, não é mais que a obrigação, a ASF fez a sua ontem em São Sepé. Mesmo com todas as dificuldades alegadas para treinar e uma série de desfalques importantes, a equipe comandada pelo Moisés mostrou personalidade e disposição de resolver logo a parada na casa do adversário (um belo ginásio, diga-se de passagem).
Além de bem postada e com visível melhora no entrosamento, a ASF mostra também fora de quadra que o clima está bom e que estão todos na mesma "vibe". Mesmo os mais experientes estão esperar a vez ou se estão descontentes não deixam isso transparecer quando estão junto com os demais, o que mostra que o caminho da classificação está sendo trilhado de forma correta. Não que sob o comando de Edinho não estivesse. Talvez o grupo ainda não estivesse maduro o suficiente.
Também não podemos achar que a classificação está garantida por conta de uma vitória contra o lanterna, mas já são dois bons jogos (São Sepé e São Gabriel) em três, uma média considerável.
No próximo sábado, em Uruguaiana, será possível saber qual é a o momento real da equipe. É um jogo diferente, contra um dos favoritos, que venceu no primeiro turno em Santiago e que conta com um verdadeiro caldeirão lotado empurrando a equipe. Não digo que seja preciso vencer lá para provar que o time está bem, mas trazer um ponto ou mesmo perder jogando no mesmo nível do time treinado pelo Noninho já dá aquela moral necessária para enfrentar o atual líder em um jogo que era para ser disputado em Santiago e vai ter que ser jogado longe de casa por causa da turma da ceva que jogou o líquido em cima do árbitro ainda na segunda rodada.
A volta de jogadores importantes e mesmo a possível estreia do Titoco, além, claro, de alguns bons treinos ou pelo menos um treino bem encorpado podem ajudar muito nesse crescimento que vem em ótima hora, pois, como a turma fez questão de ressaltar "aos críticos": já são 5 jogos sem perder na Bronze.
Com vitória sobre o La Máquina, ASF consolida vaga na zona de classificação
ASF venceu dois dos últimos três compromissos. Foto: Diego Sampaio/ASF |
O jogo
Mesmo desfalcado de Emerson e Igor (suspensos), Marcelo e Vazinho (com compromissos profissionais) e ainda sem contar com os fixos Vagner e Titoco (lesionados), o time santiaguense iniciou pressionando e criando boas oportunidades. Aos poucos o La Máquina encontrou alguns espaços, mas quando chegou com mais perigo parou nas boas defesas do goleiro Juliano, escolhido para iniciar a partida.
A vantagem que levou à vitória começou a ser construída nos minutos finais da primeira etapa. O primeiro gol veio após uma tabela entre Pablo e Felipe, que terminou com um chute indefensável de Pablo. Em seguida, logo no recomeço, a defesa deu bobeira e Batista, que havia entrado no jogo segundos antes, aproveitou-se para marcar pela primeira vez após seu retorno à equipe.
A segunda etapa começou com o La Máquina atacando mais, porém quem balançou as redes foi a ASF. O terceiro gol veio em um lance de oportunismo de Vanilson, que dominou na quadra de defesa e viu o goleiro Carlinhos adiantado para encobri-lo e ampliar a vantagem. O quarto gol veio em jogada ensaiada e nova tabela de Pablo. Desta vez o camisa 7 recebeu de volta de Piu-Piu e tocou com tranquilidade na saída do goleiro.
Na base da empolgação o time da casa descontou, com Lulu, mas já não havia tempo para reação.
No caminho da classificação
Em três jogos sob o comando do técnico Moisés, a ASF conquistou duas vitórias e um empate, que somados aos dois empates anteriores - ainda sob o comando de Edinho - resultam em 5 jogos de invencibilidade e a vaga consolidada na zona de classificação. Com 12 pontos, a equipe de Santiago se mantém na quinta posição no grupo, cinco pontos à frente do Palmeiras, de São Gabriel. A distância para a ACF, quarta colocada, é de apenas 2 pontos.
O próximo compromisso da ASF está marcado para sábado, 25, em Uruguaiana. O adversário, Uruguainense, ocupa a terceira colocação, com 15 pontos e um jogo a menos. No primeiro turno, em Santiago, o placar foi de 6 a 3 para os visitantes.
Assinar:
Postagens (Atom)