terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Classificação atualizada da 28ª Copa Santiago de Futebol Juvenil

Avaí lidera o grupo A e é dono da melhor campanha da competição.
Foto: Ieda Beltrão/Rádio Santiago

Confira a classificação atualizada da Copa Santiago, depois de ... jogos disputados:

Grupo A
1º - Avaí -  6 pontos - 2 jogos
2º - Ponte Preta - 4 pontos - 2 jogos
3º - Gama - 3 pontos - 2 jogos - saldo zero
4º - Inter - 3 pontos - 2 jogos - saldo negativo de um gol
5º - Grêmio - 1 ponto - 2 jogos
6º - Atletico Santa Cruz - 0 pontos - 2 jogos

Grupo B
1º - Criciúma -  4 pontos - 2 jogos - saldo 2
2º - Cruzeiro - 4 pontos - 2 jogos - saldo 1
3º - Chapecoense - 3 pontos - 2 jogos
4º - Palmeiras - 2 pontos - 2 jogos
5º - São Paulo - 1 ponto - 2 jogos
6º - 3 de Febrero - 1 pontos - 2 jogos

Jogos de hoje:
19h - Avaí x Ponte Preta
21h - Gama x Grêmio

Consulado do Grêmio divulga nota sobre incidentes do Gre-nal


Na manhã desta terça-feira 12), após os incidentes envolvendo torcedores de Grêmio e Internacional no último domingo, o Consulado do Grêmio em Santiago divulgou uma nota reforçando que não compactua com os fatos registrados ao longo do domingo e que membros do Consulado não tiveram participação nos incidentes.

Leia a nota na íntegra

O Consulado do Grêmio de Santiago vem a público, através da presente nota, esclarecer que não compactua com qualquer ato de vandalismo, violência e/ou desrespeito às agremiações e respectivos torcedores.

Ressalta-se ainda, que o Consulado do Grêmio e seus membros não tiveram qualquer participação nos lamentáveis incidentes antidesportivos ocorridos no último domingo, dia 10 de janeiro de 2016.

Destarte, através da presente nota, o Consulado, em nome de seus integrantes, consigna publicamente o repúdio às tristes ocorrências de violência e desrespeito que antecederam o Gre-nal da 28ª Copa Santiago de Futebol Juvenil.

Seguimos as diretrizes do Dpto Consular do Grêmio FBPA de apoiar sempre o time, mantendo-se indiferente ao que acontece às outras agremiações.

Adriano da Silva 
Cônsul - Santiago
Alesson Melo
Advogado - integrante Consulado de Santiago

A vitória não começou na véspera


A foto abaixo, num flagra do vice de futebol do Cruzeiro, Daniel Pahim Teixeira, poderia servir para mostrar que o Cruzeiro começou a vencer o São Paulo, mas a legenda da foto é diferente. Não foram as anotações no caderninho de molas do professor Airton Fagundes que deram a vitória ao estrelado. 

A vitória começou a ser construída mais cedo, quando o técnico aceitou o desafio de comandar o Cruzeiro pela terceira Copa seguida, sabendo que teria que enfrentar dificuldades de estrutura, escassez de jogadores e um tempo acanhadísssimo para entrosar uma equipe. Airton é guerreiro, é brasileiro, não desiste nunca e agora vê o fruto de seu trabalho ser colhido.

Lógico que vencer o São Paulo será nada amanhã se o Cruzeiro perder os próximos jogos e for eliminado (ao menos para a imensa maioria), mas hoje a façanha precisa ser comemorada e o empenho acima da média dos comandados de Fagundes merecem e precisam ser valorizados, afinal de contas não é todo dia que isso acontece, até mesmo para equipes maiores e com estrutura imensamente superior a do Cruzeiro.

Queria muito que este resultado e as boas atuações desta Copa servissem de incentivo para que a diretoria (atual e a que a suceder) invistam mais, pensem no Cruzeiro como um clube para almejar algo mais e não simplesmente entrar em campo para cumprir tabela ou, como chegou a ser cogitado nos bastidores, ficar de fora da disputa.



Cruzeiro supera dificuldades, vence o São Paulo e assume a vice-liderança

Cruzeiro foi pura superação diante de um dos grandes do futebol brasileiro.
Foto: Ieda Beltrão/Rádio Santiago
Mesmo com a perda de dois titulares na última hora, acometidos de uma virose, o Cruzeiro foi pura superação e venceu o São Paulo por 2 a 1, pulando para a vice-liderança do grupo B. Agora, com uma vitória e um empate, o Raposão divide a ponta de cima da tabela com Criciúma, que leva vantagem no saldo de gols: 2 contra 1.

A notícia de última hora preocupava: o Cruzeiro perdera o goleiro William e o zagueiro e capitão alemão, titulares, no dia do confronto com o São Paulo. Atingidos por uma virose, os jogadores foram vetados pelo departamento médico - Alemão sequer foi para o estádio. O volante Rafinha foi dúvida até minutos antes do jogo começar, mas atuou e foi destaque na marcação.

Com a bola rolando o Cruzeiro teve uma chance clara logo no minuto inicial, quando William Fávero entrou na área e, de frente para o goleiro, desperdiçou. Melhor em campo, não demorou para o time de Airton Fagundes criar novas oportunidades e, com o próprio Fávero abrir o marcador após cruzamento na medida de Luquinhas.

Mas a festa estrelada não durou muito. No lance seguinte, após escanteio na esquerda, a bola voltou para a área e encontrou o zagueiro Rodrigo livre para empatar.

O gol, no entanto, não abalou o Cruzeiro, que manteve o ritmo e retomou o comando do placar em lance muito parecido com o do primeiro gol. Desta vez William Fávero escorou cruzamento de Bohrer, da esquerda, para fazer 2 a 1.

Na segunda etapa o São Paulo teve mais posse de bola, rondou a meta do bom goleiro Patrick, mas não conseguiu o gol de empate, para felicidade do grupo cruzeirense e dos pouco mais de 200 torcedores que foram ao estádio Alceu Carvalho na noite desta segunda.

A vitória mantém o time santiaguense vivo na briga por uma das vagas do grupo B. Invicto, o Cruzeiro está à frente de Criciúma e São Paulo, que já disputaram dois jogos, e torce por um tropeço do Palmeiras diante do 3 de Febrero para seguir na vice-liderança até o confronto de quarta-feira, quando enfrenta os paraguaios.