domingo, 10 de julho de 2016

ASF sofre mais uma derrota, pode perder mando de quadra, mas segue na zona de classificação

ASF perdeu em Jaguari. Próximo compromisso será em Salto do Jacuí. Foto: Diego Sampaio/ASF

Em uma noite de muitos erros e pouca inspiração, a ASF amargou sua quarta derrota na Série Bronze 2016. Atuando como mandante, a equipe santiaguense perdeu por 5 a 2 para o União Independente, de Santa Maria, em Jaguari. O resultado não tira a ASF da zona de classificação, mas a deixa a cinco pontos da ACF, quarta colocada. No final do jogo um torcedor jogou cerveja para dentro da quadra do Ginásio Municipal de Jaguari e uma nova punição com perda de mando de jogo não está descartada. No próximo sábado a equipe do técnico Moisés vai a Salto do Jacuí para enfrentar um dos times que disputam a liderança do grupo.

O jogo
Mesmo sem contar com os suspensos Pablo, Japonês e Piu-Piu, o clima é de otimismo antes da bola rolar, já que havia retornos importantes de Vagner, Batista e Moskito. Além disso, os bons treinos realizados mas últimas duas semanas foram bastante destacados por dirigentes, comissão técnica e jogadores. Mas em quadra o resultado não foi o esperado. Sem se encontrar na primeira metade da etapa inicial e errando muitos passes, a ASF foi surpreendida quando estava melhor na partida. Em contra-ataque rápido o União abriu o placar com o santiaguense Ricardinho. Nos cinco minutos finais a ASF tentou o empate, mas foi incapaz de provocar uma sexta falta que daria direito a um lance livre que poderia proporcionar o empate antes do intervalo.

Na segunda etapa a marcação falhou mais uma vez e em cobrança de falta que pegou a defesa santiaguense desorganizada, Filipe ampliou o marcador. A ASF poderia ter entrado no jogo novamente quando Emerson bateu o bom goleiro Edinho e descontou, mas em seguida Kuya recebeu de Roger - novamente lance de bola parada e bobeira da defesa santiaguense - e ampliou.

No quarto gol o goleiro Edinho, dono de grandes defesas, lançou pelo alto e Moraes contou a com a saída em falso do goleiro Jhon para aumentar a vantagem do vice-líder.

Já com Moskito de goleiro-linha a ASF pressionou e descontou através de pênalti sofrido pelo camisa 9 que Felipe converteu. A reação não durou muito. Em tiro-livre, o União marcou novamente com o capitão Roger: 5 a 2.

Nos minutos finais a ASF pressionou e teve duas chances claras em cobranças de tiro-livre. Na primeira, Vanilsou chutou e Edinho defendeu. No rebote o goleiro usou a mão fora da área e propiciou nova cobrança, desta vez de Emerson, mas que novamente foi parada pelo camisa 12 de Santa Maria.

Punição à vista
Tendo que atuar fora de casa devido a uma punição sofrida após um torcedor cuspir cerveja na arbitragem, a ASF sofreu novamente com a imprudência vinda das arquibancadas. A 36 segundos do final, um torcedor jogou cerveja para dentro da quadra, tentando atingir o árbitro Adriano Wolf. O torcedor, identificado posteriormente como morador de Jaguari, foi retirado imediatamente pela Brigada Militar, mas possibilidade de uma nova punição ao clube santiaguense é grande. A ASF ainda tem dois jogos a disputar em Santiago, diante da UFSM e o confronto direto com o Palmeiras, de São Gabriel.