sábado, 16 de julho de 2016

Nove pontos e um milagre para seguir vivo


É isso que a equipe do Cruzeiro precisa para conseguir sua classificação para a próxima fase do Campeonato Gaúcho Juvenil B. 

Com uma péssima campanha, conquistando apenas dois empates e nenhuma vitória nos sete jogos já disputados, marcando sete gols e sofrendo quinze, o time santiaguense precisa vencer seus três últimos jogos, sendo dois fora de casa, e ainda torcer para Novo Horizonte não marcar mais nenhum ponto.

Próxima decisão: A próxima partida do Cruzeiro será somente no dia 30, sábado, em Santa Rosa contra a equipe local que lidera a Chave B com 16 pontos ganhos.

Treinador Rodrigo: Em conversa com o treinador do Cruzeiro Rodrigo Rosa, ele comentou a péssima companha no Gauchão e sua visão quanto ao futuro do grupo:

Técnico Rodrigo ao lado de Mano Menezes

“Na minha humilde opinião estamos fazendo um trabalho de reestruturação do clube, principalmente da categoria Sub-17. Por que falo isso? Até os anos anteriores, não tínhamos a categoria disputando Gauchão, e sim a Sub-15. Por isso o clube tinha que trazer jogadores de fora para a disputa da Copa Santiago. Agora recém demos o primeiro passo para essa reorganização.

Começamos fazendo a Sub-17 disputar o Gauchão para então podermos avaliar se alguns jogadores poderão ser aproveitados posteriormente para a Copa Santiago, ou seja, uma continuidade de aproveitamento como um todo, visando o ano inteiro, não somente para o Gauchão ou para a Copa.

Quanto ao Gauchão, a equipe é jovem ainda, estamos com 6 jogadores com idade de Sub-15, mais 12 que são seu primeiro ano de juvenil, e pouquíssimos nascidos em 1999 (último ano de juvenil), mas que não tem a experiência suficiente para resolver esse tipo de competição.

É um trabalho de formiguinha, visando o longo prazo, até porque a pressa é a velocidade burra que o futebol “criou” para os resultados e o que vem acontecendo é um cenário NACIONAL de má formação de atletas (ou no mínimo despreparados) para a evolução do nosso futebol brasileiro.

Aqui em Santiago ainda é um pouco mais complicado, existem pesquisas de performance (futebol) que apontam que a cada 3.000 atletas, um é aproveitado para ser ou vir a ser um jogador diferenciado para o futebol (se tornar profissional), e aqui de 65 atletas que fizeram testes (incluindo meninos de 14 anos que não poderiam nem jogar esse campeonato) tivemos que aproveitar 25.

Ou seja, tem coisa errada, a demanda é pequena para termos avaliação quantitativa e qualitativa para formarmos um elenco mais competitivo.


Mas sabemos que estamos no caminho certo, e que iremos sim colher, mas nem nesse ano e talvez ainda não na próxima temporada... Mas o produto final com certeza será satisfatório”.

Força Jovem e Corinthians na final do Torneio de Aniversário do Cruzeiro

Para encerrar as comemorações de seus 49 anos, o Cruzeiro Esporte Clube promove hoje e domingo, no Estádio Alceu Carvalho, um Torneio de Aniversário que reuniu quatro das equipes mais tradicionais do esporte amador local, Força Jovem, Riachuelo, América e Corinthians.

Os jogos disputados na tarde de hoje pelas semifinais tiveram os seguintes resultados:

Tempo normal: Força Jovem 3 x 3 Riachuelo
Penalidades: Força Jovem 5  x 3 Riachuelo

Tempo normal: América 2 x 2 Corinthians
Penalidades: América 4 x 5 Corinthians

A final entre FORÇA JOVEM e CORINTHIANS será disputada manhã, às 10h, no Estádio Alceu Duarte de Carvalho, com entrada gratuita. Posteriormente haverá um almoço de confraternização para participantes e torcedores em geral.

Municipais de Futsal movimentam Santiago

Com partidas de segunda a sexta-feira, os Campeonatos Municipais de Futsal movimentam os desportistas santiaguenses, levando dezenas de torcedores ao Ginasião e ao Ginásio da Riachuelo.

Futsal da 1ª Divisão: 
Na sexta-feira, 08, ocorreram os seguintes jogos: 
Força Jovem 4 x 1 Galáticos;
Geriátricos 2 x 5 Ponte Preta. 

Na segunda-feira, 11, teve início a terceira rodada com três partidas: 
Ponte Preta 0 x 2 Força Jovem; 
Galáticos 1 x 0 Nacional; 
Apolinário 4 x 2 Geriátricos. 

Ontem, sexta-feira, 15:
Bela União 2 x 3 Independente;
Unistalda 1 x 4 São Jorge. 

Os líderes até o momento são o Força Jovem, Independente e Apolinário com 9 pontos ganhos.

Na segunda-feira, dia 18, no Ginasião, a partir das 19h30min.
Nacional x São Jorge; 
Independente x Apolinário; 
Força Jovem x Unistalda.


Futsal 2ª Divisão: 
Quinta-feira, 07: 
Ouro Verde 0 x 0 Estação;
Sirtec 3 x 5 Gunners. 

Terça-feira, 12: 
Estação 0 x 3 Grêmio Espe; 
Atlético 5 x 2 Ouro Verde; 
Gunners 8 x 3 Montreal. 

Ontem, quinta-feira:
JDM 3 x 5 Sirtec.

A segunda partida entre RB x Tigres foi transferida devido a umidade da quadra, ficando para o dia 22/07, sexta-feira, às 19h, no Ginásio da Riachuelo.


Próximos jogos: Terça-feira, 19, pela abertura da terceira rodada ocorrem os seguintes confrontos: 
Estação x RB; 
Atlético x Gunners;
Grêmio Espe x JDM. 

Na quinta-feira, dia 21, se enfrentam 
Tigres x Ouro Verde;
Montreal x Sirtex. 

As partidas ocorrem no Ginásio da Riachuelo, com início dos jogos às 19h.

Riachuelo começa mal o Municipal de Veteranos

Após quatro partidas realizadas pelo Campeonato Municipal de Futebol de Campo da categoria Veterano, a surpresa está por conta da tradicional equipe do Riachuelo, que já sofreu duas derrotas, 7 a 0 na estreia contra o Real e na quinta-feira, dia 07, perdeu para o América por 5 a 3.

Próximos jogos: Domingo, 17, às 15h, no Cruzeiro: 
- Real x Bela União.

Na terça-feira, dia 19, às 20h, no Cruzeiro, ocorre a primeira partida noturna da competição entre São Jorge x Cruzeiro.

Rodada do Futebol 7 cancelada

A segunda rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete da 1ª e 2ª Divisão que estava prevista para ocorrer no final de semana passado, acabou sendo transferida devido a chuva. 

Nesse final de semana devido a realização do Torneio de Aniversário do Cruzeiro, também não haverá rodada do Futebol Sete.

Assim, os próximos jogos serão os seguintes: 
Sábado, dia 23, a partir das 13h45min, no complexo do União: 

1ª Divisão - 
Nacional x Força Jovem; 
Independente x Montreal; 
Grêmio Espe x Atlético; 
Ouro Verde x RB. 

2ª Divisão - 
Estação x Tigres; 
Geriátricos x Apolinário; 
Bela União x Galáticos; 
JDM x Ponte Preta; 
Sirtec x Real; 
Corinthians x São Jorge.

Primeira rodada da Bocha do Interior

Começou no final de semana passado o Campeonato Municipal de Bochas entre os clubes do interior de Santiago. Participando este ano quatro clubes (Cerca de Pedras, Vila Branca, Vila Betânia e Bom Retiro). 

A primeira rodada teve os seguintes resultados:
Em Bom Retiro: Bom Retiro 3 x 1 Cerca de Pedras
Na Vila Betânia: Vila Betânia 0 x 4 Vila Branca.

Próximos jogos: Domingo, dia 17, a partir das 9hs. 
- Em Bom Retiro: Bom Retiro x Vila Betânia
- Em Carca de Pedras: Cerca de Pedras x Vila Branca.

Foto ilustrativa

Começou o Municipal de Voleibol

Teve início no sábado passado mais uma competição municipal na modalidade de voleibol 4 x 4. Este ano participam da competição 10 equipes das cidades de Santiago, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, Alegrete e Manoel Viana. 

A primeira rodada teve os seguintes resultados:
Chave A: 
- Manoel Viana 2 x 0 Espaço Fitnes (São Francisco de Assis)
- Adventure Sports 2 x 0 Max
- Manoel Viana 0 x 2 Adventure Sports.

A próxima rodada estava prevista para hoje, sábado, às 15h, no Ginasião com os seguintes jogos:
Chave B:
- Alegrete x Esquadrão PE
- Assoc.Bairro Belizário x AABB/Vip Motel
- Alegrete x Assoc.Bairro Belizário


Série Bronze: ASF inicia série de jogos decisivos por vaga em Salto do Jacuí


Ocupando atualmente o 5º lugar na tabela de classificação do grupo 1 da Série Bronze, a Associação Santiaguense de Futsal (ASF) entra em um período de jogos decisivos em busca de uma das cinco vagas do grupo à segunda fase da competição estadual. Restando quatro jogos para o fim da primeira etapa, a equipe santiaguense terá pela frente Salto do Jacuí, UFSM, Palmeiras (São Gabriel) e ACF (Caçapava do Sul). Para avançar, a ASF precisa somar pelo menos 6 pontos dos 12 que ainda disputará.

A busca pelo máximo de pontos possível inicia neste sábado, diante da ADCH, terceira colocada, em Salto do Jacuí. No jogo de ida as duas equipes ficaram no 2 a 2, com a ASF buscando a reação após estar perdendo por 2 a 0. Para o confronto de hoje o técnico Moisés poderá contar com os retornos de Japa e Piu-Piu, que cumpriram suspensão. Apesar das dificuldades de enfrentar um adversário experiente e qualificado fora de casa, seria muito importante somar pelo menos um ponto, já que o Palmeiras, adversário direto, joga em São Gabriel contra o lanterna La Máquina. Isso significa que uma derrota hoje deve custar a vaga no G-5.

De qualquer forma, um resultado negativo em Salto do Jacuí não quer dizer que tudo está perdido. Pelo contrário. As coisas começam a se decidir de verdade daqui duas semanas, quando a ASF tem obrigação de vencer a UFSM, em casa (ou fora de casa, mas como mandante, já que a equipe de Santiago corre o risco de perder o mando de quadra mais uma vez). Neste mesmo dia o Palmeiras receberá o Salto do Jacuí, podendo estar aí o passaporte de volta para o G-5.

No sábado seguinte, aí sim o bicho pega, já que ASF e Palmeiras se enfrentam em Santiago. É neste confronto direto que as coisas se resolverão de verdade. Se tiver vencido a UFSM e o Palmeiras perdido para o Salto, bastará uma vitória simples para que a confirmação da vaga.

Em último caso, se a vantagem sobre o time de São Gabriel não vier até lá, fica tudo para a última rodada, quando a ASF vai a Caçapava do Sul no mesmo momento que o Palmeiras recebe o União Independente. Mas entendo, e todos entendem assim, com certeza, que não se pode deixar nada para a última rodada, quando muitos interesses estarão em quadra e corremos até o risco de alguém "facilitar" algum resultado para deixar um time tradicional como o de Santiago fora da competição.

Sobre a próxima fase falamos durante a semana, pois como 11ª colocada na classificação geral a ASF deve enfrentar adversários muito fortes na segunda fase.


ASF precisa somar pelo menos seis pontos nos próximos quatro jogos. Foto: Diego Sampaio

Torneio do Cruzeiro reúne clubes tradicionais de Santiago no final de semana


O Cruzeiro Esporte Clube encerra as comemorações de seus 49 anos neste final de semana com um Torneio que reúne os quatro clubes mais tradicionais do futebol santiaguense.

A partir da tarde deste sábado, no Estádio Alceu Carvalho, América, Corinthians, Força Jovem e Riachuelo entram em campo em busca do título. No primeiro dia serão dois jogos (semifinais), que classificarão os vencedores para a final, marcada para as 10 horas do domingo.

A disputa inicia às 15h, Força Jovem x Riachuelo. Em seguida tem América x Corinthians (17h).

Após a decisão será servido almoço aos participantes e à comunidade. Os interessados devem procurar mais informações junto à diretoria e integrantes da direção do clube.