sábado, 16 de julho de 2016

Série Bronze: ASF inicia série de jogos decisivos por vaga em Salto do Jacuí


Ocupando atualmente o 5º lugar na tabela de classificação do grupo 1 da Série Bronze, a Associação Santiaguense de Futsal (ASF) entra em um período de jogos decisivos em busca de uma das cinco vagas do grupo à segunda fase da competição estadual. Restando quatro jogos para o fim da primeira etapa, a equipe santiaguense terá pela frente Salto do Jacuí, UFSM, Palmeiras (São Gabriel) e ACF (Caçapava do Sul). Para avançar, a ASF precisa somar pelo menos 6 pontos dos 12 que ainda disputará.

A busca pelo máximo de pontos possível inicia neste sábado, diante da ADCH, terceira colocada, em Salto do Jacuí. No jogo de ida as duas equipes ficaram no 2 a 2, com a ASF buscando a reação após estar perdendo por 2 a 0. Para o confronto de hoje o técnico Moisés poderá contar com os retornos de Japa e Piu-Piu, que cumpriram suspensão. Apesar das dificuldades de enfrentar um adversário experiente e qualificado fora de casa, seria muito importante somar pelo menos um ponto, já que o Palmeiras, adversário direto, joga em São Gabriel contra o lanterna La Máquina. Isso significa que uma derrota hoje deve custar a vaga no G-5.

De qualquer forma, um resultado negativo em Salto do Jacuí não quer dizer que tudo está perdido. Pelo contrário. As coisas começam a se decidir de verdade daqui duas semanas, quando a ASF tem obrigação de vencer a UFSM, em casa (ou fora de casa, mas como mandante, já que a equipe de Santiago corre o risco de perder o mando de quadra mais uma vez). Neste mesmo dia o Palmeiras receberá o Salto do Jacuí, podendo estar aí o passaporte de volta para o G-5.

No sábado seguinte, aí sim o bicho pega, já que ASF e Palmeiras se enfrentam em Santiago. É neste confronto direto que as coisas se resolverão de verdade. Se tiver vencido a UFSM e o Palmeiras perdido para o Salto, bastará uma vitória simples para que a confirmação da vaga.

Em último caso, se a vantagem sobre o time de São Gabriel não vier até lá, fica tudo para a última rodada, quando a ASF vai a Caçapava do Sul no mesmo momento que o Palmeiras recebe o União Independente. Mas entendo, e todos entendem assim, com certeza, que não se pode deixar nada para a última rodada, quando muitos interesses estarão em quadra e corremos até o risco de alguém "facilitar" algum resultado para deixar um time tradicional como o de Santiago fora da competição.

Sobre a próxima fase falamos durante a semana, pois como 11ª colocada na classificação geral a ASF deve enfrentar adversários muito fortes na segunda fase.


ASF precisa somar pelo menos seis pontos nos próximos quatro jogos. Foto: Diego Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário