segunda-feira, 30 de maio de 2016

"A FGF voltou a ter olhos para Santiago", diz presidente do Cruzeiro após visita a Noveletto

Comitiva de Santiago foi recebida pelo presidente Noveletto e seu vice.
Foto: Divulgação/Cruzeiro

Ao que tudo indica, o saldo da visita de uma comitiva santiaguense ao presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), foi bastante positivo. De acordo com o presidente do Cruzeiro Esporte Clube, Renato Genro Vielmo, a recepção foi excelente e "a FGF voltou a ter olhos para Santiago em todos os aspectos".

O principal objetivo da visita de Genro e seu vice Paulo Henrique Vêscovi, acompanhados do prefeito Júlio Ruivo e do Gestor de Esportes do município, Cláudio Batista Manzoni, foi o de reaproximar o Cruzeiro da federação, já que o clube realizador da Copa Santiago de Futebol Juvenil e a entidade que comanda o futebol gaúcho andavam um tanto distantes.

Ainda sobre a visita, Genro destacou a importância de Ademir Calovi, Coordenador Metodológico das Categorias de Base do Inter. Segundo o presidente do Estrelado, a retomada do contato com o presidente Francisco Noveletto foi viabilizada pela boa relação do dirigente colorado com as duas partes. Genro também destacou a importância do apoio recebido da parte do prefeito Ruivo e do responsável pelo esporte no município, Cláudio Batista.

Aproveitando a viagem à Capital, a direção do Cruzeiro visitou o Sindicato dos Árbitros, solicitando a parceria em eventos promovidos pelo Cruzeiro. "Fomos atendidos também", relatou Genro.

A missão do Cruzeiro em Porto Alegre segue com o vice Paulo Vêscovi, que permanece na Capital para acompanhar o evento de lançamento do calendário de esportes do estado, marcado para quinta feira.

Dirigentes visitam presidente Francisco Noveletto em busca de apoio para a Copa Santiago


Nesta segunda-feira uma comitiva formada pelo prefeito Júlio Ruivo, presidente do Cruzeiro Renato Genro Vielmo e coordenador de Esportes do município Cláudio Batista Manzoni está em Porto Alegre, onde será recebida pelo presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto. O principal objetivo da visita é reaproximar-se da FGF e tentar apoio para a realização da Copa Santiago de Futebol Juvenil. 

Diferente de outros tempos, hoje em dia a federação contribui com o mínimo para a realização da competição. Durante o encontro os integrantes da comitiva santiaguense tentarão convencer o presidente a colocar a FGF novamente como grande apoiadora, inclusive custeando despesas como já ocorreu no passado.

Nos últimos anos, de acordo com o ex-presidente Maninho, a federação limitou-se a doar algumas bolas para a disputa da competição, reconhecida como a mais importante da América do Sul na categoria Sub-17.

Estamos na torcida pelo sucesso dessa visita e logo mais teremos mais detalhes sobre o resultado do encontro.

Série Bronze: confira a classificação atualizada do grupo 1

Após a realização da sexta rodada (que será complementada no dia 4 com União x UFSM, em Santa Maria), a classificação do grupo 1 mostra a Uruguaianense na liderança isolada. Também ocupam a zona de classificação o União (SM), Salto do Jacuí e ACF (Caçapava do Sul), próximo adversário da ASF.

Fora da zona de classificação estão Palmeiras, UFSM e La Máquina, este lanterna sem nenhum ponto ganho em seis jogos.


No último final de semana a ASF foi a única a vencer fora de casa e a Uruguaianense a única equipe do grupo a vencer em seus domínios.


Os resultados:
ACF 2 x 2 ADCH
PALMEIRAS 2 x 3 ASF
URUGUAIANENSE 6 x 2 LÁ MÁQUINA

Confira a classificação atualizada

domingo, 29 de maio de 2016

ASF: vitória pra dar moral em São Gabriel


Cercada de muita expectativa, a primeira partida da ASF após a mudança de técnico não poderia ter sido melhor. Além da vitória longe de casa - a tão esperada vitória que não vinha desde a estreia -, a boa atuação também ficou como marca positiva da viagem a São Gabriel.

Enfrentando os mesmos problemas de desfalques e falta de atletas para treinar durante a semana, a equipe santiaguense foi guerreira, dedicada e teve aquele sangue frio que lhe faltou em outras oportunidades para decidir a partida em um lance. Na Terra dos Marechais a equipe foi compacta, aproveitou-se das dimensões reduzidas da quadra para contra-golpear e fez uma partida quase perfeita coletivamente.


O primeiro gol, por exemplo, surgiu de um erro de passe de Kapeta, que Igor recuperou para depois acertar aquele famoso "pombo sem asa" do meio da rua. Se Emerson errou no lance que terminou com o empate por 2 a 2, foi dele o passe perfeito para o gol de Japonês e da pisadinha de Batista para Pablo que só não terminou em gol porque o camisa 7 chutou para fora, mesmo sem marcação.


Os chutes de Pablo, diga-se de passagem, foram alvo de comentários. Ele tentou, errou em algumas oportunidades, chutou mascado, chutou pro alto, mas também acertou a cara do goleiro, teve uma bola tirada quase em cima da linha e pelo menos mais uma grande defesa do goleiro palmeirense no alto. Não pode ser criticado por não tentar.


Outro que merece destaque é o pivô Felipe, que mesmo sem treinar vem fazendo o que exige de um pivô: gols. Foram dois nos últimos dois jogos sem fazer sequer um treino. A experiência de Batista, que puxa sempre dois jogadores na marcação, e sua disposição de guri toda vez que entrou em quadra também merece destaque.


A velocidade e habilidade de Piu-Piu e Japonês também foram essenciais, em especial no primeiro tempo, quando em seu segundo jogo Piu-Piu incomodou e muito. Japa também fez sua parte desde a estreia. Habilidoso, chutador e goleador, tem um gol por jogo.


Defensivamente o time esteve muito bem. Soube suportar a pressão e teve em Rafael Kapeta um guerreiro. Cresceu muito desde a estreia e fez seu melhor jogo protegendo Leandro, que também soube aproveitar a oportunidade, passando tranquilidade e fazendo boas intervenções. Estava tão concentrado no jogo que não viu quando um cachorro invadiu a quadra e passou praticamente em seus pés.


Sobre Moisés, bom, mostrou muita personalidade. Usou tudo de bom que vinha sendo feito quando era auxiliar de Edinho e acrescentou o toque de jogador de qualidade e pensador que sempre foi nas equipes por onde passou. Cumpriu com o papel que lhe foi dado, de interino, e pediu licença para permanecer e tentar um algo mais. Tem boa leitura de jogo e com um pouco mais de trabalho, sem tanta pressão, pode engrenar. 


Mas então, Júlio Martins, agora está tudo ótimo, foi tudo perfeito? Não! Não disse isso! Digo que o jogo em São Gabriel foi o melhor que fizemos até o momento. Digo ainda que nos falta um pouco mais de tranquilidade para controlar o jogo quando estamos com o placar favorável, que não podemos forçar passes e errá-los em momentos cruciais, pois nem sempre vamos ter força para reverter resultados, mas entendo que esse é o caminho. No momento que se consegue melhorar e não se fecha os olhos para os erros, tudo flui melhor.


Aliás, para encerrar, destaque para a questão disciplinar. Não levamos uma dezena de cartões e nem cometemos tantas faltas como em outros jogos. Não lembro também de "chororô" contra a arbitragem. Sinal de amadurecimento? Vamos conferir nos próximos capítulos/jogos.

Série Bronze: Com vitória e boa atuação em São Gabriel, ASF entra na zona de classificação

Vitória em São Gabriel foi a primeira longe de Santiago. Foto: Diego Sampaio/ASF
Depois de quatro jogos sem vencer, a ASF reencontrou a vitória em São Gabriel, onde bateu o Palmeiras por 3 a 2 na noite deste sábado, 28. Com o resultado a equipe santiaguense ingressou no G-5, a zona de classificação do grupo 1. Com 8 pontos, o representante santiaguense terá duas semanas para recuperar jogadores antes do próximo compromisso, diante da ACF, de Caçapava do Sul, em casa.

O jogo

Comandado interinamente por Moisés Senturião, a ASF entrou em casa com mudanças. O goleiro Leandro, que até então não havia atuado na Bronze, foi escolhido por ele para iniciar a partida, ao lado de Rafael Kapeta, Pablo, Igor e Japonês. E os eleitos do novo comandante deram resultado. Desde o apito inicial a equipe se postou bem defensivamente, aproveitando-se das dimensões reduzidas da quadra para atuar nos contra-ataques.

Mantendo o jogo equilibrado a ASF por pouco não sofreu o gol logo no início, mas Pablo evitou em cima da linha. A resposta veio em seguida, em mais de um lance de ataque perigosos. Em um deles a defesa também tirou em cima da linha. Em outro, Felipe dividiu com o bom goleiro Vermelho. Aos 13 minutos, em uma das raras falhas defensivas da primeira etapa, Maicon lançou cruzado da direita e Dinha apareceu sozinho na segunda trave para abrir o placar para os donos da casa.


Após o gol a pressão santiaguense aumentou, principalmente explorando a velocidade de jogadores como Piu-Piu e Japonês. Os chutes de média distância com Pablo e o bom posicionamento dos pivôs Batista e Felipe também indicavam que o gol não demoraria, mas a primeira etapa terminou mesmo com o jovem time do Palmeiras em vantagem.


Arrancada no recomeço

O caminho para a vitória começou a ser aberto na retomada da partida. Logo no primeiro minuto, Igor, que entrou em quadra com muita disposição, recuperou a bola no círculo central e arriscou de longe mesmo para acertar o ângulo de Vermelho e anotar um golaço, o quarto dele na Bronze e que o colocou como vice-artilheiro do time na competição, atrás de Moskito, que já balançou as redes 6 vezes.

Bem postada em quadra, a ASF criou novas oportunidades e não demorou a virar o placar. Em jogada de bola parada, o capitão Emerson cobrou lateral com perfeição e encontrou Japonês nas costas da zaga para fazer 2 a 1. Foi o segundo gol do camisa 10 em dois jogos pelo estadual.


Nervoso, o Palmeiras pecava pelo grande número de passes errados. Mas foi em um passe errado de Emerson que Peixoto dominou e avançou sem marcação até chutar forte para vencer o estreante Leandro, que nada pode fazer para evitar o empate.


O gol não abalou os comandados de Moisés, que continuaram criando oportunidades. Pablo foi o dono das chances mais claras, uma delas em jogada ensaiada que Batista recebeu de Emerson e pisou para o ala chutar cara a cara com o goleiro. A bola saiu mascada pela linha de fundo. Em outras duas tentativas de longe Pablo chutou forte, mas parou nas boas defesas de Vermelho, um dos destaques do Alviverde gabrielense.


A menos de 3 minutos do fim a boa atuação santiaguense foi coroada com um belo gol do pivô Felipe, que recebeu, girou para cima do adversário e chutou forte para fechar o placar em 3 a 2. Esse foi o segundo gol do jogador em dois jogos, ele que já divide a vice-artilharia da equipe com Pablo, ambos com três gols.


Mobilização e homenagens

Após o jogo, durante as entrevistas em quadra, tanto o técnico Moisés como os jogadores foram unânimes em destacar a mobilização do grupo e a aplicação pelo resultado positivo após os tropeços que culminaram com a demissão de Edinho. Novamente foram destacados os desfalques ((Titoco, Vagner, Vazinho, Moskito, Marcelo e Vanilson) e as dificuldades para fazer treinamentos. "Eu não treinei a semana toda e um dia assisti o Moisés dar treino para três jogadores", contou o capitão Emerson, que abriu as homenagens ao ex-técnico.

"Queria dedicas esse vitória ao Edinho, pois tem muito do trabalho dele ainda", declarou. O técnico Moisés, que em princípio comandaria a equipe apenas em São Gabriel, também ressaltou a importância do trabalho que vinha sendo conduzido por Edinho e lamentou o fato de os resultados não terem vindo antes, e que levaram à sua saída.


No G-5 e em alta

A primeira vitória de casa valeu à ASF a quarta colocação, ultrapassando justamente o Palmeiras. Agora com 8 pontos, a equipe santiaguense ficou a apenas dois pontos da ACF, terceira colocada e adversária no próximo dia 11, em Santiago, que aliado ao retorno de diversos jogadores e o resultado positivo em São Gabriel são indicativos de um ginásio lotado.

sábado, 28 de maio de 2016

Enfim a vitória e a ASF está na zona de classificação

Foram quatro jogos sem vitória, alguns tropeços, muitos problemas e até um técnico demitido até que a ASF voltasse a vencer e finalmente voltasse à zona de classificação da Série Bronze.

A vitória de hoje em São Gabriel vai muito além dos três pontos. Foi uma noite de muita intensidade, de vibração e, claro, de muito bom futebol. 


Acabamos de sair do ginásio, ainda temos a janta e muita estrada ruim pela frente até chegar em casa, mas precisava fazer esse registro aqui mesmo. Amanhã, com mais tranquilidade falo mais sobre o jogo. Agora é hora de comemorar.


Por Júlio Martins


Em casa, Cruzeiro tenta primeira vitória contra o líder neste domingo


A equipe Sub-17 do Cruzeiro volta a campo neste domingo em busca de sua primeira vitória no Gauchão. O adversário é a SER Santa Rosa, que lidera o grupo B com duas vitórias em dois jogos. Um resultado positivo também serviria para colocar o time do técnico Rodrigo Rosa na zona de classificação.

Depois de estrear com um empate diante do Novo Horizonte, em Santa Maria, o Cruzeiro foi derrotado em casa pelo Santo Ângelo no último domingo. Somar pontos em casa evita ainda que o Raposão termine a rodada na lanterna do grupo e ainda mais longe da ponta de cima da tabela.


Cruzeiro x Santa Rosa inicia as 15h, no Estádio Alceu Carvalho. A entrada é franca.

Com técnico interino, ASF tenta quebrar jejum de vitórias e entrar no G-5 da Bronze

Moisés comandará equipe em São Gabriel. Foto: Ieda Beltrão/Rádio Santiago

Há quatro jogos sem vencer, a ASF tenta neste sábado, em São Gabriel, retomar o caminho das vitórias e ao mesmo tempo o ingresso na zona de classificação, o G-5 do grupo da Série Bronze. Diante do Palmeiras, adversário direto pela vaga, a equipe santiaguense será comandada pelo interino Moisés, que assumiu no lugar do técnico Edinho, demitido após o empate contra a UFSM no último sábado. A ASF não vence desde a estreia, quando bateu o La Máquina, atual lanterna do grupo, por 8 a 3.

Para a partida deste noite, Moisés poderá contar com os retornos do goleiro Juliano, do ala Marcelo e do pivô Piu-Piu, que cumpriram suspensão na rodada anterior. O fixo Vagner, que vivia a expectativa de retornar, foi vetado pelo departamento médico com uma lesão na panturrilha, semelhante a que tirou o ala Moskito da equipe. O também fixo Titoco, que se recupera de uma queimadura na coxa desde a pré-temporada, ainda não tem condições de jogo.


Com 5 pontos ganhos, a ASF entra na zona de classificação com uma vitória simples, já que o Palmeiras tem 7 pontos e ocupa a última posição do G-5.


Para tanto, o time de Moisés precisará quebrar uma escrita, já que em três jogos longe de Santiago (incluindo o amistoso preparatório contra Ijuí), somou apenas um ponto. Foram duas derrotas e um empate, com 13 gols sofridos e 9 gols marcados.


Palmeiras x ASF inicia às 20h, com transmissão pelas rádios ITU e Santiago.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Campeonato Municipal de Voleibol 4 x 4

A Prefeitura Municipal de Santiago, através do Departamento de Esportes, programa edição do Campeonato Municipal de Voleibol, modalidade quadra 4 x 4. Por isso está convidando os jogadores de voleibol para a realização de uma reunião na próxima terça-feira, 31, às 18h, na sala de reuniões da SMEC, prédio ao lado do Corpo de Bombeiros. Maiores informações pelo telefones 3251-1353 e 3251-4620.


Cruzeiro perde em casa pelo Gauchão Juvenil

Depois de empatar na estreia com o Novo Horizonte em Santa Maria, a equipe cruzeirense acabou perdendo em casa para o Paarc Sport de Santo Ângelo no domingo passado, dia 22, pelo Campeonato Gaúcho Juvenil B. 

Mesmo com o frio, muitos torcedores foram ao estádio Alceu Carvalho na tarde de domingo para ver a primeira partida oficial no ano. Apesar do apoio vindo das arquibancadas o Cruzeiro se mostrou nervoso e deixando refletir no modo de jogar.

O gol dos visitantes ocorreu ainda na primeira etapa, após falha do goleiro Igor em um chute despretensioso de muito longe do camisa 08, Robert, que acabou no fundo das redes.

Na segunda etapa, os atletas do Cruzeiro Gustavo e Renan acabaram expulsos depois de receberem o segundo cartão amarelo. Com dois a menos em campo, o estrelado santiaguense não teve forças de reação, perdendo a partida por 1 a 0.

O próximo compromisso do Cruzeiro será domingo, 29, em Santiago, contra o S.E.R. Santa Rosa, a partir das 15h, no Estádio Alceu Duarte de Carvalho. A entrada é gratuita.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Os resultados de Edinho Pimentel como técnico da ASF

Em cinco jogos pela Série Bronze, ASF venceu apenas uma vez

A saída do técnico Edinho teve como principal motivo a falta de bons resultados. De acordo com a direção da ASF, os 5 pontos conquistados em 15 disputados são insuficientes e uma "sacudida" era necessária para que a equipe retomasse o caminho da classificação.

Edinho comandou a ASF em 7 jogos, dois amistosos e 5 pelo estadual Série Bronze. Foram 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Sob o comando de Edinho a equipe conquistou apenas uma vitória em cinco jogos pela Série Bronze.

Confira um a um os resultados:

Amistosos:
ASF 5x3 Ijuí
Ijuí 5x3 ASF

Série Bronze:
ASF 8x3 La Máquina
ASF 3x6 Uruguaianense
União Independente 5x3 ASF
ASF 2x2 Salto do Jacuí
UFSM 3x3 ASF

Edinho não é mais o técnico da ASF para a disputa da Série Bronze. Moisés comanda a equipe em São Gabriel

Edinho comandou a equipe em 7 jogos, 5 pela Série Bronze. Foto: Ieda Beltrão
Antes mesmo da direção da Associação Santiaguense de Futsal (ASF) oficializar a decisão, o Edinho Pimentel anunciou através de seu perfil no Facebook que não é mais técnico da equipe santiaguense que disputa a Série Bronze do futsal gaúcho. A saída de Edinho ocorreu após o empate em 3 a 3 com a UFSM, no último sábado, em Santa Maria. O resultado manteve a ASF fora da zona de classificação do grupo 1 e distantes dois pontos do último classificado no momento, o Palmeiras, de São Gabriel, adversário do próximo sábado, fora de casa.

Edinho foi escolhido para comandar a equipe formada por jogadores de Santiago por ter uma identidade e um histórico positivo com o futsal local, defendendo as cores de Santiago por anos em competições estaduais. Como técnico ele conquistou um Estadual Sub-13 em 2009.

No comando da ASF foram 7 jogos (2 amistosos), com 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Em jogos pela Série Bronze, Edinho estreou com vitória sobre o La Máquina, de São Sepé, mas em seguida a ASF perdeu em casa para a Uruguaianense. Em seguida também foi derrotado pelo União Independente, em Santa Maria. À época os resultados negativos em sequência fizeram com que as especulações sobre a saída do técnico crescessem. Mantido no cargo, ele comandou a equipe no empate heróico contra Salto do Jacuí, em casa. O empate com a UFSM, uma das lanternas do grupo, no entanto, foi definitivo para que a direção optasse pela saída de Edinho.

OS RESULTADOS DE EDINHO COMO TÉCNICO DA ASF

Ao anunciar sua saída, Edinho agradeceu o apoio recebido e disse que deu seu máximo pela equipe, para a qual seguirá torcendo das arquibancadas. O ex-técnico queixou-se da falta de atletas para fazer treinamento melhores e nos jogos, onde, segundo ele, seria possível  obter melhores resultados.

De acordo com o presidente Marcio Manente, a decisão foi tomada em cima de resultados, mas também foram analisados os treinamentos e as atuações da equipe, mesmo reconhecendo as dificuldades encontradas para a formação

"A gente tinha que movimentar, tinha que sacudir o grupo e falamos isso a ele, que entendeu a nossa posição", disse Manente, referindo-se a necessidade de um resultado positivo no próximo sábado, quando a equipe terá um confronto direto contra o Palmeiras.

Marcio Manente também confirmou que o auxiliar técnico Moisés comandará a equipe interinamente em São Gabriel. No fim de semana seguinte a equipe folga, retomando a disputa da competição no dia 11. Moisés será auxiliado por Anderson Pedroso, o Kadron. Nesse período a direção deve avaliar nomes, mas não há certeza de que um novo técnico seja apresentado até o dia 11.

"Assume interinamente o Moisés. Vamos fazer uma avaliação e pensar em nomes. Vamos trabalhar", finalizou Manente.

Leia o que escreveu Edinho logo após deixar o comando técnico da ASF

"Boa noite amigos e amigas do face. Quero comunicar a todos que na data de hoje não faço mais parte da ASF. Quero agradecer o apoio de todos e a partir de hoje serei mais um torcedor nas arquibancadas para empurrar nosso time rumo a classificação. Confio muito em todos que ali estão. Tenho certeza que não faltou de minha parte empenho dedicação e humildade e lealdade com todos e em momento algum mudei meus pensamentos do que penso sobre futsal para agradar A ou B. Sou consciente que em todos os esportes o que vale é resultado, infelizmente os resultados não vieram. Tenho certeza que se tivesse grande parte dos treinos e jogos com o número maior de atletas os resultados seriam outros. Fico triste por não poder ter dado mais alegria para esta torcida que sempre me acolheu e me respeitou quando eu jogava."

domingo, 22 de maio de 2016

Veja os gols de UFSM 3x3 ASF pela Série Bronze


Na noite deste sábado, 21, a ASF foi a Santa Maria e ficou no empate em 3 a 3 com a UFSM. O resultado foi ruim para as pretensões da equipe santiaguense de chegar à zona de classificação. O time de Santa Maria segue sem vencer na competição. Mais detalhes sobre o jogo, tabela de classificação e repercussões do resultado traremos ao longo dia.

A filmagem é oficial da UFSM, com Filmagem e Edição de José Carlos Rehbein Rosa e o áudio da narração captado da transmissão que fiz pela Rádio ITU.

O próximo compromisso da ASF está marcado para o sábado, 28, contra o Palmeiras, em São Gabriel.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

São Paulo é campeão do Torneio da Belizário


Terminou há poucos minutos o tradicional Torneio da Belizário. A final da competição foi entre as equipes do São Paulo e Expresso São Miguel.

Apontado como favoritíssimo ao título, o time do São Paulo não deu a menor chance para o Expresso São Miguel, dominando a partida e aplicando uma goleada de 6 a 0. Os gols do São Paulo foram marcados por Marcos Vinicius - Marquito - (5) e André (1). 

O goleador e os goleiros menos vazados também foram do São Paulo. Marcos Vinicius - Marquito - foi o artilheiro com 13 gols marcados na competição. Os goleiros menos vazados foram Eduardo (Dudu) e Daisson, com 13 gols sofridos.

As duas equipes finalistas

Time do São Paulo recebendo o troféu de CAMPEÃO de Cláudio Batista, Coordenador de Esportes

São Paulo de São Francisco de Assis

Jesse, organizador da competição, realizando a entrega do troféu de Vice-Campeão
Expresso São Miguel fica com o vice-campeonato

Artilheiro e goleiros menos vazados da equipe do São Paulo

Batista e Cortese foram os árbitros de toda a competição

quinta-feira, 19 de maio de 2016

ASF inicia caminhada por 12 pontos na Série Bronze contra a UFSM


Com muitas dificuldades para treinar pelo excesso de jogadores no departamento médico, a ASF vai a Santa Maria no sábado, 21, em busca de três dos 12 pontos que precisa conquistar em sequência para continuar sonhando com a classificação à segunda fase do Estadual Série Bronze. 

No sábado a equipe do técnico Edinho enfrentará um adversário que não vai bem no Estadual, e que ainda não venceu, mas, além das dificuldades habituais de se jogar fora de casa também terá que lidar com o grande número de lesões no grupo (Moskito segue fora por mais 30 dias até, Pablo está fora por lesão no joelho, Vagner se recupera e treinou pouco, Titoco ainda precisa de tempo para chegar à forma ideal, entre outras situações).

Mesmo assim, uma vitória contra um adversário que ainda não venceu é tida como fundamental, já que é a primeira de duas partidas longe de Santiago. Se vencer em Santa Maria no sábado à noite, a ASF vai a São Gabriel no sábado seguinte com moral para ingressar com tudo na zona de classificação e enfim entrar na briga direta por uma das cinco vagas do grupo 1 à fase seguinte da competição.

No sábado Edinho poderá contar com o retorno de Rafael Kapeta, que cumpriu suspensão contra Salto do Jacuí, e com os reforços Batista, Japonês e Bernardo, além do pivô Felipe, que mora em Santa Maria, e também deve estar no Farrezão.

Sexta-feira de decisão no Belizão


O mais famoso dos campeonatos municipais mais empolgantes do calendário santiaguense chega ao fim na noite desta sexta-feira, 20, com expectativa de ginásio lotado e muita emoção. É o Belizão 2016 chegando ao fim, com Expresso São Miguel e São Paulo (São Francisco de Assis) disputando o título. A final está marcada para as 20h15min, no ginásio Arthur Mayer, do bairro Belizário.

A final promete muita emoção, já que coloca frente a frente a grande surpresa da competição (Expresso) e um dos favoritos (São Paulo).

O São Paulo não contará na decisão com um de seus principais destaques, Japonês, que foi recentemente incorporado ao grupo da Associação Santiaguense de Futsal (ASF) para a disputa da Série Bronze.

Estreia do Cruzeiro: empate para se comemorar


Não assisti ao jogo entre Cruzeiro e Novo Horizonte, na estreia do Raposão no Estadual Sub-17, mas gostei do resultado e as informações que chegam são as melhores. Claro que alguém vai dizer que estar vencendo por 3 a 1 e ceder o empate no final é "empate com sabor de derrota", mas vejo por outro prisma: empatar longe de casa, contra um adversário que tem tradição na formação e em começo de trabalho de um técnico (Rodrigo Rosa) soa bem demais quando se trata de um trabalho a longo prazo. Uma vitória no próximo domingo e já vai ter gente por aí se perguntando "quem é esse tal de Cruzeiro/Bola Pro Futuro"?

Estamos no caminho, certo presidente Genro?