domingo, 31 de janeiro de 2016

Edinho x Jorginho: irmãos Pimentel em lados opostos pelo título da Série Bronze

A confirmação da participação da Associação Santiaguense de Futsal (ASF) na Série Bronze em 2016 não trouxe só boas notícias para o esporte local. Não é só Santiago que tem motivos para comemorar com a chegada do estadual. A família Pimentel também tem motivos de sobra para festejar já que Edinho, o fixo que encerrou sua carreira em Santiago, foi confirmado como técnico da equipe local. Mas a felicidade não para por aí. Na última semana o Parobé confirmou a contratação do ala Jorginho como técnico para 2016. Jorginho, escolhido melhor jogador do mundo em 1992, é irmão de Edinho, o que significa que ambos disputarão os mesmos objetivos: título da Bronze e acesso à Prata.

Se os irmãos irão se enfrentar em quadra ainda é algo que não se pode garantir, já que a Série Bronze deve ser regionalizada em suas três primeiras fases, mas que aí está um ingrediente pra lá de especial. Os dois subindo para a Prata ao mesmo tempo? Seria só alegria para os Pimentel.

Jorginho comandará o Parobé, enquanto Edinho estará à frente da ASF, de Santiago




Novidade: Grenalidades estreia com início do Gauchão 2016


Ok, o Santiago Esportes é - como o próprio slogan diz - voltado para o esporte santiaguense. Mas o que custa manter os desportistas locais atualizados sobre seu clube do coração? Nada, claro! Foi pensando desta forma que surgiu o "Grenalidades", espaço diário com notas breves sobre o dia a dia da Dupla Gre-Nal. 

A preparação para os jogos, contratações, novidades dos bastidores e tudo mais que possa interessar ao torcedor sedento pelas novidades. Primando pela simplicidade e atendendo ao imediatismo que estes tempos de redes sociais fervilhantes, vamos fazer o possível para atender a necessidade do leitor.

Mas e se for necessário fazer mais de uma postagem por dia? Então elas serão feitas!

Ah, ocasionalmente ele pode vir em forma de áudio, com a notícia em si ou com um comentário.

A estreia fica para amanhã, já que hoje todos sabem que o Grêmio venceu o Brasil de Pelotas, de virada, e o Inter teve seu jogo contra o Ypiranga cancelada por conta do temporal que atingiu Porto Alegre na sexta-feira.

A arte do topo para as postagens é da Ieda Beltrão.


Santiago receberá etapa do Circuito Verão Sesc de Esportes nos dias 13 e 14


Santiago irá receber uma das etapas do Circuito Verão Sesc de Esportes 2016, nos dias 13 e 14 de fevereiro. As disputas vão ocorrer nas modalidades de Futebol de Areia e Vôlei de Duplas, ambos nos naipes feminino e masculino. O Circuito Verão é realizado em diversas cidades do Estado e contempla ainda as modalidades de Futevôlei, Basquete, Handebol de Areia e Câmbio de Areia (acima de 50 anos). Em Santiago, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc conta com a parceria da Prefeitura para a realização dos jogos.

Interessados em participar podem se inscrever junto ao Balcão Sesc/Senac de Santiago (Av. Getúlio Vargas, 1079), até às 18h da quinta-feira que antecede a etapa (11/02). A inscrição é mediante a apresentação da Carteira de Identidade ou Motorista, e a idade mínima para participar é de 16 anos completos no ato da inscrição.

Mais de cem cidades em todo o Estado recebem jogos das etapas classificatórias para a grande final estadual, que será realizada entre os dias 27 e 28 de fevereiro em Torres, com a participação de 2,5 mil atletas.

A estimativa é de que pelo menos 12 mil atletas estejam presentes nesta 15ª edição do evento. Mais informações pelo telefone 3251-9373.

Serviço

Etapa Santiago - Circuito Verão Sesc de Esportes 2016
Modalidades:Futebol de Areia e Vôlei de Duplas, ambos nos naipes feminino e masculino
Inscrições:no Balcão Sesc/Senac de Santiago (Av. Getúlio Vargas, 1079)
Mais informações: (55) 3251.9373

Jogos

13 de fevereiro (Sábado)

14h Congresso Técnico Futebol de Areia Masculino
14:30h Congresso Técnico do Vôlei Feminino
15h - Início da classificatória do Futebol de Areia Masculino e Vôlei de Duplas Feminino
Local: Praça Rubem Lang

14 de fevereiro (Domingo)

8h30min Congresso Técnico de Futebol de Areia Feminino
8h45min Congresso Técnico Vôlei de DuplaMasculino
9h - Início do Futebol de Areia Feminino e Vôlei de Duplas Masculino

15h - Início das finais do Futebol de Areia Masculino
Local: Praça Rubem Lang

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Agora é oficial: ASF se filia à Federação e representará Santiago na Série Bronze


Para os que jogam no time do "ver para crer", o dia de hoje foi definitivo. No início da tarde desta quinta-feira (28), um e-mail confirmou a filiação da Associação Santiaguense de Futsal (ASF) à Federação Gaúcha de Futsal (FGFS). A confirmação chegou um dia após a diretoria do clube ter feito o depósito de R$ 1 mil, exigido pela entidade. O passo dado esta semana sela mais uma etapa do projeto, que começou a se desenhar ainda em 2013, em uma breve reunião no gabinete do vereador Marcelo "Pirú" Gorski.

De lá para cá algumas coisas mudaram, alguns nomes envolvidos também, mas o resultado está aí, que é o retorno de Santiago à disputa de competições estaduais na categoria adulto.

O próximo passo será participar de um congresso técnico em Porto Alegre, quando serão definidas a fórmula de disputa e o número de clubes que participaram da Série Bronze, onde a retomada começa. A expectativa é que 30 equipes confirmem presença na competição. Em seguida a estrutura, os projetos para a temporada e o grupo de trabalho serão apresentados à comunidade, que já demonstrou entusiasmo com o retorno.

Os detalhes a gente vai contando aos poucos nesse espaço, criado também em cima desse entusiasmo e que vai acompanhar passo a passo a trajetória do novo clube, que contém com o apoio de clubes do futebol amador de Santiago.

Em uma breve nota, Márcio Manente, responsável pelos detalhes da filiação e também o mais cotado para presidir o clube, resumiu a satisfação dos envolvidos e um "print" do e-mail recebido, confirmando a ASF entre os clubes filiados à FGFS.

"Agora é Oficial!!

Santiago será representado pela ASF na disputa da Série Bronze de 2016.

Confirmamos nossa vaga na data de hoje com a Federação.
No próximo dia 04 de fevereiro estaremos presentes no Congresso Técnico as 10 horas em POA.

Abraços a Todos e Obrigado pela confiança!"


Copa Santiago mais triste. Altair da pipoca e do amendoim morre após mal súbito

Altair atuou durante a 28ª Copa, encerrada no sábado. Foto: Éder Alvez/Expresso Ilustrado
Menos de uma semana após o Cruzeiro conquistar o inédito título da Copa Santiago, a comunidade santiaguense perde um nome bastante conhecido e ligado à competição. Morreu na tarde desta quinta (28), Altair Maier Borges, de 67 anos.

Popular por vender pipoca e amendoim nas arquibancadas do estádio Alceu Carvalho, Altair faleceu após um mal súbito quando andava pela rua. Ele sofria de problemas cardíacos.

Altair também atuou por muito tempo como vendedor de jornal.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Futsal: ASF tem vaga confirmada e direção aguarda reunião sobre a Série Bronze

Com base formada por jogadores locais, ASF representará Santiago no estadual. Foto: Márcio Manente
Está confirmado, falta apenas depositar o valor cobrado pela Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) - o que ocorre amanhã - para o retorno de Santiago à Série Bronze ser confirmada. A participação se dará através da Associação Santiaguense de Futsal (ASF), que terá como base uma equipe formada por atletas de Santiago ou de outras cidades que residem no município e será treinada pelo ex-jogador Edinho Pimentel.

Após a confirmação da filiação, a direção inicia os preparativos para a apresentação do elenco e lançamento de estratégias que possibilitem a disputa da competição estadual, que deve iniciar em maio. Antes disso, no dia 4 de fevereiro, os representantes da ASF participarão de uma reunião geral na sede da FGFS. No encontro serão definidos o número de participantes e a fórmula de disputa da competição que garante aos finalistas o acesso à Série Prata.

No final de 2015 a equipe que deve servir de base para a disputa da Bronze disputou a fase regional dos JIRGS, onde terminou como vice-campeã.

Laion é Tricolor! Meia eleito Revelação e Melhor Jogador da Copa assinou com o Grêmio


Os boatos de que o meia Laion, campeão da 28ª Copa Santiago com o Cruzeiro, iria para o Internacional não se confirmaram. Isso porque o rival Grêmio foi mais rápido. Isso mesmo! Agora pouco recebi da família do garoto prodígio de Unistalda que ele se apresenta ao Tricolor no dia 16 de fevereiro, com contrato de um ano assinado.

Laion da Silveira Rodrigues, que é formado nas categorias de base do Cruzeiro/Bola Pro Futuro, completa 18 anos em dezembro. Ele foi eleito Jogador Revelação e Melhor Jogador da Copa, além de ter sido escolhido pela imprensa como um dos meias da Seleção da Copa.

O meia foi importantíssimo na conquista do título inédito pelo Cruzeiro. Ele iniciou no banco, ganhou vaga no time titular e anotou o gol na vitória sobre o Internacional que colocou o Estrelado nas semifinais.


De Unistalda para a Arena. Laion assinou contrato de um ano com o Grêmio. Foto: Ieda Beltrão

Futevôlei: santiaguenses batem-bola na areia com o técnico Dunga

Batista, o filho Mateus, Rui e Lucas posam ao lado do ex-capitão. Foto: Arquivo pessoal
Não é a primeira vez que essa turma de Santiago se encontra com Dunga em Xangri-Lá, mas, em tempos de Instagram e outros aplicativos instantâneos, fica mais fácil de fazer as imagens correrem por aí.

De férias por lá, o ex-jogador e atual Coordenador de Esportes do município de Santiago, Batista, disputou uma partidinha de Futevôlei com o ex-capitão e atual técnico da Seleção Brasileira. Um trecho do jogo pode ser conferido no vídeo postado pelo Lucas Manzoni, o Banguzinho, que também curte férias por lá ao lado do pai, Rui Brum. 

A partida foi disputada no condomínio Sea Coast. No vídeo, Dunga, em dupla com Rui, leva um ponto da dupla formada por Batista e Bangu. Há promessa de mais fotos e vídeos. Vamos aguardar!



Um vídeo publicado por Lucas Manzoni (@lucasmanzonii) em

A Copa passou, hora de abrir o leque para o que vem por aí!


Passada a Copa Santiago e toda a euforia criada pela campanha do Cruzeiro, que culminou com a conquista do título, o Santiago Esportes se volta agora para o foco principal, que é o esporte local, nas mais diversas modalidades. Os campeonatos municipais ainda não começaram, mas já há boa movimentação nos bastidores. Existem muitas possibilidades de disputa de competições estaduais, algumas delas já além de possibilidades, já uma certeza. Em breve teremos eleições no Cruzeiro, início dos trabalhos da Associação Santiaguense de Futsal visando a Série Bronze. O que quero dizer com isso? Que teremos muito trabalho!

Mas o Santiago Esportes não vai ser só isso. Com a intenção de ser "ponto de encontro" dos desportistas locais, também tratará de outros assuntos, desde que eles despertem o interesse dos leitores. Um exemplo é a coluna diária com informações da dupla Gre-Nal, que mobilizam o Rio Grande do Sul todos os dias. Na coluna "Grenalidades", postada pelo menos uma vez ao dia, traremos um resumo dos fatos que envolveram os dois maiores clubes do estado.

Sugestões são bem vindas, assim como amigos dispostos a colaborar para o crescimento do esporte santiaguense. Mãos à obra então!

domingo, 24 de janeiro de 2016

Campeões da Copa Santiago, Airton Fagundes, Silvano e Laion já estudariam propostas

Não há confirmação ainda, mas, após a conquista do título da Copa Santiago alguns campeões já estariam encaminhando seu futuro. Nos bastidores, ainda no gramado, comentava-se que pelo menos o técnico Airton Fagundes e os meias Laion e Silvano (autor do gol do título) já teriam seus destinos selados.

O técnico teve seu nome cotado para trabalhar nas categorias de Base do Internacional. Ele próprio não confirma. "Não sei o que vai acontecer agora. Não tenho agente, não tenho empresário. Vamos ver", disse após o apito final.

Em relação aos atletas, Laion teria despertado interesse de algumas equipes, mas a proposta mais atrativa seria do Inter. Silvano, que foi cedido pelo Veranópolis para a disputa da Copa Santiago, teria acertado sua ida para o São Paulo.

Se há verdade nessas conversas, em breve saberemos. Da mesma forma, outros destinos podem ter sido selados a partir das grandes atuações e do título conquistado pelo Cruzeiro. Estamos de olho!


Grupo do Cruzeiro terminou super valorizado com a conquista do títuto. Negócios à vista.
Foto: Ieda Beltrão

Como ficou a Seleção da Copa Santiago 2016. Laion foi eleito o Melhor Jogador

A imprensa votou e elegeu os melhores da 28ª Copa Santiago e, claro, não faltaram nomes do campeão Cruzeiro nessa lista. Confira:

Goleiro: Phelipe (Grêmio)

Zagueiros: Igor (São Paulo) e Alemão (Cruzeiro)

Lateral Direito: Luquinhas (Cruzeiro)

Lateral Esquerdo: Guedes (Grêmio)

Volantes: Rafinha (Cruzeiro) e Igor Lizieiro (São Paulo)

Meias: Laion (Cruzeiro) e Guilherme (São Paulo)

Atacantes: Willian Fávero (Cruzeiro) e Santarém (Avaí)

Melhor Técnico: Airton Fagundes (Cruzeiro)

Melhor Preparador Físico: Alexandre Gonçalves (Cruzeiro)

Jogador Destaque: Igor Lizieiro (São Paulo)

Jogador Revelação: Laion Da Silveira Rodrigues (Cruzeiro)

Melhor jogador: Laion Da Silveira Rodrigues (Cruzeiro)

Melhor Ártitro: Rafael Klein (Santa Maria)


Natural de Unistalda, o meia Laion recebeu três distinções por parte da imprensa. 
Foto: Ieda Beltrão

Campanha histórica do Cruzeiro termina com título inédito da Copa Santiago


Quando a 28ª Copa Santiago começou, poucos acreditavam que o Cruzeiro pudesse passar da primeira fase. Integrante de um grupo que tinha os grandes São Paulo e Palmeiras, os catarinenses de Criciúma e Chapecoense e os sempre perigosos paraguaios, representados pelo 3 de Febrero, o time de Santiago - como de costume - havia sido montado na última hora, pouco mais de 30 dias antes do início da competição.

Mas a experiência de outras duas Copas ajudou e o técnico Airton Fagundes "encaixou" a equipe, formada por jogadores vindos de diversos clubes do interior gaúcho, alguns até com passagem por clubes da elite brasileira, como o Avaí. O pouco tempo de trabalho então deixou de ser empecilho e passou a ser usado como motivação para melhorar a cada dia.

A estreia contra o Criciúma foi promissora. Um empate diante de uma equipe que já fora finalista da Copa logo no primeiro jogo fez bem ao grupo. Mas como dimensionar o resultado do 1 a 1 se pela frente havia o poderoso São Paulo. Na prática se viu com a bela vitória de 2 a 1 e uma atuação pra lá de convincente.

Vitória sobre o Tricolor paulista, moral em alta, tropeçar contra o 3 de Febrero seria inadmissível. O caminho da classificação passava por um resultado positivo. E ele veio. Com sobras, com ótima atuação, com a equipe mostrando poder de reação mais uma vez.

Contra a Chapecoense um ponto seria suficiente para a classificação matemática. Mas do outro lado estava o campeão catarinense. Que nada! Foi a Chape que entrou em campo respeitando o bom retrospecto do Cruzeiro e o 1 a 1, além de justo, foi suficiente para carimbar o passaporte. E ainda dava para ser campeão do grupo. Para isso seria necessário vencer o Palmeiras.

O primeiro lugar não veio. A derrota para o Palmeiras passou por falhas até então não cometidas ou que haviam passado despercebidas diante das boas atuações. O primeiro lugar poderia ser tornar terceiro, como se tornou, e o caminho para a sonhada final agora passaria pelo multi-campeão Internacional e, quem sabe mais adiante, pelo Grêmio.

Nas quartas de final, mais uma atuação de gala, impecável. Vitória por 1 a 0 sobre o dono de 13 títulos da Copa e, ao final da noite, a confirmação de que para disputar o título o time de Fagundes teria que passar também pelo Grêmio.

Assim como acontecera nas quartas com o torcedor do Inter, na semifinal os gremistas estavam divididos. Mesmo usando a camisa de seu clube do coração, havia espaço também para gritar "vamo Cruzeiro". Suficiente para motivar a rapaziada do Airton. Suficiente para fazer história. Suficiente como o 1 a 0.

Na final, o Alceu Carvalho se vestiu de azul. Quem nunca saía de casa para ver o Cruzeiro saiu e lá viu um dos capítulos mais importantes da história do clube ser construída. Quem lá esteve ou ouviu pela rádio, viu pela ainda embrionária Tv Copa, se emocionou, pulou, gritou, cantou, xingou, vibrou e esqueceu até a tão falada crise para abraçar o amigo, o familiar, o desconhecido ao lado quando o aniversariante Silvano marcou, aos 15 do segundo tempo, o gol do título.

Festa estrelada sob a luz de uma lua maravilhosa, brilhante, radiante com todos que testemunharam o feito inédito e em seguida saíram pelas ruas da cidade, de carro, de moto, de bicicleta, a pé.

É campeão! É campeão! É campeão! Cruzeiro Esporte Clube, campeão da 28ª Copa Santiago de Futebol Juvenil.


Pouco tempo para trabalhar não impediu time de Airton de fazer história. Foto: Ieda Beltrão

Justa homenagem a Diego Marquite e Wilson Ferreira

Homenagens foram prestadas durante a cerimônia de premiação. Fotos: Ieda Beltrão
Na abertura da cerimônia de premiação da 28ª Copa Santiago um momento marcou e silenciou por alguns instantes as arquibancadas do estádio Alceu Carvalho. Foi quando a direção do Cruzeiro Esporte Clube prestou uma singela e justa homenagem a dois desportistas e apoiadores do clube que se despediram em 2015.

A entrega de camisetas com os nomes de Diego Marquite e Wilson Ferreira aos familiares foi marcante. Os aplausos da torcida como forma de reconhecimento emocionaram e arrepiaram a todos que conheciam ou em algum momento conviveram com os dois ex-diretores do Cruzeiro, que em períodos diferentes da história auxiliaram de alguma forma para o crescimento do clube e a manutenção da Copa.

Vagner Moleta Rodrigues recebeu a camiseta em nome da família de Diego, seu primo, e os filhos Dioni e Júnior representaram a família de Wilson, carinhosamente conhecido como Barriguinha.


Acreditar é preciso, sempre! Cruzeiro Campeão da Copa Santiago


Eu poderia escrever tanta coisa, sobre tanta coisa que vi, li e ouvi durante a 28ª Copa Santiago que ficaria uma manhã inteira. Mas hoje opto apenas por dizer que o título foi merecido, que todos que fizeram parte desta conquista, de uma forma ou de outra, têm mais é que comemorar e que não havia nada mais justo que o Cruzeiro erguesse a taça ao final da competição.

Nem fica bem citar nome numa hora dessas, mas um em especial merece ser citado para representar todos os que batalharam, sonharam e acreditaram nessa conquista: Airton Fagundes. Esse cara é o cara.

Humilde, honesto, respeitador, inteligente, estudioso, esforçado, gente do bem, ele enfrentou um ano de incertezas e dificuldades para mobilizar um grupo de meninos há 30 dias da Copa e mostrar a eles o caminho das vitórias. Méritos muitos têm, mas vejo nele o símbolo da perseverança, da dedicação e da inteligência, pois "ensinar" um grupo a se comportar como grupo com tão pouco tempo de trabalho é para poucos.

Ele acreditou, muitos acreditaram (até aqueles que desacreditavam) e o sonho virou realidade.

Valeu Cruzeiro, campeão!!!!

sábado, 23 de janeiro de 2016

Hoje é dia de cantar "é campeão!". Vai Cruzeiro! Eu acredito!!!


O mais difícil já foi feito. Passar por Inter e Grêmio nas eliminatórias foi algo que o torcedor jamais vai esquecer. Façanha que ninguém mais apaga. Mas e agora? O vice-campeonato já serve? Creio que não! 

A voz das ruas é uma só. O torcedor de Santiago, depois de se beliscar para saber se não estava sonhando, quer o título. E não importa se do outro lado está o poderoso São Paulo. Pouco importa se os jogadores do time paulista estão com a derrota da primeira fase engasgada. Todos querem o Cruzeiro campeão.

Imaginem então o que deve estar passando na cabeça desses garotos, vindos de vários cantos do nosso Rio Grande do Sul. Eles desembarcaram em Santiago no início de dezembro e iniciaram um trabalho como tantos outros já iniciaram: "sem estrutura, onde o Cruzeiro vai chegar?", sempre é a pergunta que não quer calar. Pois ele foram valentes, foram bravos, mostra garra, vontade de vencer e, claro, um futebol de encher os olhos.

Ver o Cruzeiro jogando, pela primeira vez em anos de Copa, foi algo prazeroso para a maioria dos torcedores, mesmo quando o Raposão derrotou o Inter com centenas de colorados vestindo vermelho nas arquibancadas. Mesmo quando o Cruzeiro repetiu a façanha diante de um estádio cheio de gremistas. Ouvir a torcida, em pé, gritando "Cruzeiro, Cruzeiro" é um a sensação impagável.

E é por isso que não se pode parar por aqui. É por isso que o foco tem que ser no título, a qualquer preço.

Mas e se isso não acontecer? Paciência. Essa página da história do Cruzeiro ninguém apaga. Está escrito, em letras garrafais, e ninguém apaga.

Boa sorte Cruzeiro! Eu acredito!!!

Copa Santiago: meia do Cruzeiro completa 18 anos no dia da final contra o São Paulo

Silvano é um dos destaques do time do Cruzeiro, finalista da Copa. Fotos: Ieda Beltrão
O dia 23 de janeiro de 2016 será inesquecível na vida do meia Silvano Silveira Irigaray de Miranda, o Silvano, camisa 7 do Cruzeiro. No dia em que completa 18 anos o jogador estará em campo para a disputa da final da 28ª Copa Santiago de Futebol Juvenil, o momento mais importante do clube santiaguense na história da competição.

Natural de Rosário do Sul, Silvano foi cedido pelo Veranópolis ao Cruzeiro e foi apelidado por parte da imprensa de "motorzinho" do time de Airton Fagundes por sua vitalidade, dedicação na marcação e ligação rápida com o ataque.

Na véspera do aniversário, ele foi o responsável pelo passe que terminou no gol de Pablo na vitória sobre o Grêmio e que colocou o Cruzeiro na final da Copa.

Alguém tem dúvida de qual o presente Silvano vai querer ganhar de aniversário? Nós não! Vai Silvano, nos dá a taça de presente!!!




Copa Santiago: após conquista da vaga na final, Cruzeiro ganha homenagem de Paulo Reis

Algumas horas depois de garantir a vaga inédita na final de uma Copa Santiago, o Cruzeiro recebeu uma homenagem do cantor, compositor e professor de música Paulo Reis. Escrita a mão, a poesia foi divulgada nas redes sociais pelo vice de Futebol do clube, Daniel Pahim Teixeira.



Cruzeiro e São Paulo farão a final da 28ª Copa Santiago

O que muitos sonharam ao longo de 28 anos se confirmou nesta sexta-feira: o Cruzeiro de Santiago disputará uma final de Copa Santiago. A conquista da vaga na decisão veio após uma vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, mesmo placar das quartas de final, quando o Estrelado eliminou o Internacional. O adversário na disputa do título inédito será o São Paulo, que na outra semifinal venceu o Avaí por 4 a 3.

Este será o segundo encontro das equipes na competição. As duas equipes se enfrentaram na fase de grupos, com vitória do Cruzeiro por 2 a 1, resultado que não foi esquecido pelos jogadores do São Paulo.

"Aquela derrota para o Cruzeiro está engasgada", disse o volante Luizão após a classificação diante do Avaí.

Cruzeiro, do bom lateral Luquinhas, derrubou mais um gigante para chegar à final.
Foto: Ieda Beltrão
São Paulo e Avaí fizeram um jogo de sete gols na outra semifinal.
Foto: Elias Alfonso

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Copa Santiago: Cruzeiro tenta façanha inédita contra o Grêmio #Semifinal #ForçaCruzeiro #EuAcredito


O Cruzeiro de Santiago entra em campo no final da tarde desta sexta-feira em busca de um feito inédito na história da Copa Santiago de Futebol Juvenil: disputar a final.

Para isso, a equipe treinada por Airton Fagundes terá que repetir a façanha das quartas de final, quando venceu o Internacional, maior campeão da história com 13 títulos. Dessa vez o adversário será o também poderoso Grêmio, que é detentor de oito título e tenta voltar a uma final depois de 8 anos.

A final inédita diante de Avaí ou São Paulo viria para coroar uma campanha impecável de uma equipe formada pouco mais de 30 dias antes do início da Copa Santiago.

Se depender da força do torcedor, a vaga está na mão. O clima na cidade é positivo e até mesmo gremistas mais fanáticos já admitiram que torcerão pelo Cruzeiro, mesmo que isso possa significar perda financeira para a Copa.

Eu jogo nesse time! E como diz a imagem que circula pelas redes sociais: "Força Cruzeiro. Eu acredito!!"



quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Com os pés no chão, Charles Matos quer buscar espaço no Inter com muito trabalho

Charles, durante passagem pela Nova 99, ao lado do pai Pedro e de Júlio Martins e Eudo Dorneles,
integrantes da equipe esportiva da Nova 99. Foto: Paulo Lopes
O volante Charles Matos, destaque do Internacional na Copa São Paulo deste ano curte férias em Santiago, onde vive um momento especial. Nas ruas, no estádio onde vai ver os jogos da Copa Santiago, em casa ou por onde quer que vá ele tem recebido o carinho e apoio de todos os santiaguenses, colorados ou gremistas. Charles admite que a situação é nova, mas se sente à vontade e feliz com tanto calor humano.

A mudança na vida do menino, filho de Pedro Matos e Lisandra, é recente. Atuando pelo Santo Ângelo na Divisão de Acesso do Gauchão ele foi visto por observadores do Inter e chamou a atenção, mesmo jogando fora de posição. Na oportunidade ele atuava como lateral. O interesse imediato dos colorados e o bom relacionamento do empresário Fernando Otto com a direção colorada foram ingredientes perfeitos para testes na Capital, que culminaram com a aquisição dos direitos federativos por parte do Inter.

Ambientado no clube e valorizado pelas boas atuações e gols marcados na Copa São Paulo, Charles aguarda ansioso por novas oportunidades até chegar ao time principal, mas sem perder a humildade.

“Saí de férias e disseram que era para manter o celular ligado que posso ser chamado a qualquer momento”, revelou o jogador colorado durante participação no programa Esporte Show, da Nova 99.

Tranquilo e evitando qualquer tipo de comparação ou projeção, Charles diz que o objetivo agora é trabalhar para ganhar espaço no clube. Seleção Brasileira e jogar na Europa, por exemplo, são objetivos. Mas, segundo o jogador, tudo ao seu tempo.

“Meu foco agora é trabalhar para continuar vestindo a camisa do Internacional”, afirma.
As férias de Charles devem durar até o final de fevereiro, porém elas poderão ser interrompidas se houver necessidade de ele compor a equipe Sub-23 que disputará a Série A do Gauchão. Caso isso não ocorra, a primeira competição da temporada será o Gauchão Sub-20.

Copa Santiago: Laion comemora gol e vaga na semifinal com sua "torcida organizada"

Após jogo, Laion literalmente foi pra galera. Foto: Facebook Copa Santiago
O jovem meio-campista Laion, camisa 20 do Cruzeiro de Santiago, viveu um momento especial após a vitória do time de Santiago sobre o Internacional. Passado o período de comemoração no vestiário, ele literalmente foi para a galera, onde encontrou uma pequena mas empolgada e barulhenta torcida que veio de Unistalda, sua terra natal, para torcer por ele.

Laion, que ganhou posição no meio-campo do Cruzeiro ao longo da competição, fez um a partida brilhante e marcou o gol da vitória após ter parado no goleiro colorado em lance anterior. "O Lain hoje parece que está jogando para olheiro ver", disse o comentarista Valter Fiorenza durante a transmissão da partida pela Nova 99.

Lain da Silveira Rodrigues nasceu em 22 de dezembro de 1998 e é um dos poucos jogadores "da casa" no grupo do Cruzeiro. Além dele, dois outros jogadores de Santiago completam o grupo formado basicamente por jogadores emprestados por clubes de diversas regiões do estado.

Copa Santiago: Cruzeiro semifinalista. E teve quem achasse melhor nem participar


O Cruzeiro está na semifinal da 28ª Copa Santiago para felicidade de muitos e, acreditem, frustração de outros tantos. Não é minha intenção entrar em polêmica, mas é importante que o torcedor que vibrou nas arquibancadas hoje ou que torceu em casa grudado no radinho saiba que nem todos que comemoram hoje estão realmente satisfeitos com o resultado. Após o jogo, ainda sob efeito da euforia gerada pelo resultado conquistado diante do Inter, havia dirigente cabisbaixo, indignado com algumas atitudes e manifestações de gente que deveria apoiar. Não pensem que todos que vão para a imprensa se dizer emocionados estão de verdade emocionados. É preciso ter muita calma nesse hora para não falar/escrever bobagem.

Detesto demagogia. Odeio gente que pensa uma coisa e fala outra só pra manter as aparências ou para não se indispor. Mas em momentos como esse, ah, em momentos assim a demagogia impera. Por que digo isso? Explico!

Hoje, após a vitória sobre o Inter, muita gente apareceu para assumir a paternidade do time semifinalista. Gente que fez o time participar de jogos-treinos usando colete para "economizar" as camisetas. Gente que deveria, mas jamais foi ao vestiário levar palavras de motivação ao grupo, apareceu para dar entrevista. Enfim, não quero me prolongar depois porque o tempo é senhor de tudo e ele vai mostrar quem realmente veste a camisa e quem são os oportunistas.

E pensar que dessas mesmas figuras, meses atrás surgiu a brilhante ideia de "tirar o time de campo". Sim, a possibilidade de o Cruzeiro não participar da competição que organiza foi cogitada. Preciso dizer mais alguma coisa? Não! Melhor não!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Copa Santiago: Grêmio vence o Palmeiras e avança às semifinais #QuartasdeFinal

Tricolor bateu o tradicional adversário e está nas semifinais.
Foto: Ieda Beltrão/Rádio Santiago
O Grêmio entrou em campo sabendo da desclassificação de seu maior rival e que se confirmasse classificação teria que enfrentar o surpreendente time da casa na semifinal. Decidido a garantir logo a vaga iniciou o jogo pressionando e abriu o marcador com o zagueiro Gabriel Silva. A alegria, no entanto, não durou muito. Em uma falha do sistema defensivo, Gabriel subiu entre os zagueiros gremistas e empatou.

A partir daí o Palmeiras cresceu e passou a atacar com intensidade, levando perigo contra o gol de Felipe. Apesar do bom momento, o Verdão não conseguiu a virada. 

Na segunda etapa o Grêmio voltou melhor, atacando mais e jogando mais próximo da goleira paulista. O resultado foram novas chances criadas e duas delas aproveitadas com competência. Darlan, o capitão, usou de oportunismo e venceu a zaga no chão para fazer 2 a 1. A folga no placar e a tranquilidade para administrar o resultado vieram com um golaço de Guto, que driblou dois zagueiros em um curto espaço e tocou na saída do goleiro para dar números finais ao jogo.

Na sexta-feira, 18h30min, o Grêmio volta a campo diante do Cruzeiro por uma vaga na final, marcada para as 19h do sábado, 23.

Copa Santiago: Cruzeiro vence Inter e encara Grêmio na semifinal #QuartasdeFinal

Vitória e classificação foram muito comemorados.
Foto: Ieda Beltrão/Rádio Santiago
Confirmando a boa campanha da fase de classificação, o Cruzeiro de Santiago venceu o Inter na primeira partida das quartas de final e avançou às semifinais da 28ª Copa Santiago. Agora, para chegar a uma inédita final o time do técnico Airton Fagundes terá que superou outro grande gaúcho, o Grêmio, que passou pelo Palmeiras.

A vitória do Estrelado foi construída a partir da manutenção do esquema de jogo utilizado na primeira fase, quando o dono da casa adotou uma postura de jogar no ataque sem jamais descuidar do sistema defensivo. 

O gol da vitória veio na segunda etapa, com Laion, que já havia desperdiçado uma chance clara. O meia recebeu na área e teve tranquilidade para driblar o zagueiro adversário e escolher o canto para colocar a bola na rede.

Na sexta-feira, 18h30min, o Cruzeiro volta a campo diante do Grêmio por uma vaga na final, marcada para as 19h do sábado, 23.

Antes do jogo começar o técnico cruzeirense recebeu a notícia de que uma baixa no grupo. O volante Pardal, que começou a Copa como titular e perdeu a vaga para Laion, pediu dispensa, alegando problemas particulares em Santa Maria.

Efipan: santiaguense defende as cores do Flamenguinho de Alegrete


Depois do santiaguense Charles Matos brilhar com a camisa do Inter na Taça São Paulo, outro santiaguense tenta a sorte em uma competição internacional, desta vez o Efipan, em Alegrete. Aos 14 anos Cryzan Ramos Andrade joga futebol desde os cinco anos e já passou diversas equipes, entre elas o Bola Pro Futuro, Cruzeiro de Santiago e o GBM de Ijuí.

Cryzan, que é meia, mas vem atuando como volante, tem no currículo vice-campeonatos estaduais de Futsal e dois terceiros lugares no Futebol de Campo.

O jovem é filho do desportista Mario Andrade, que atualmente é massagista do Cruzeiro Esporte Clube, mas que já defendeu diversas equipes do esporte amador santiaguense, e da também colaboradora do Cruzeiro, Fabiane Ramos.

Copa Santiago: Irmãos Sum estarão em lados opostos nas quartas de final

Os irmãos Lucas e Matheus Sum viverão uma situação inusitada durante as quartas de final da 28ª Copa Santiago hoje à noite. Irmãos gêmeos, eles estarão pela primeira vez lados opostos. Lucas (o Luquinhas) vestindo a camisa do Cruzeiro e Matheus com a camisa do Inter.

Nascidos em 5 de fevereiro de 1998, os irmãos sempre atuaram juntos com a camisa do Fragata, de Pelotas. Este ano, quis o destino que eles se separassem. Lucas foi aprovado no Juventude e em seguida emprestado ao Cruzeiro para a disputa da Copa, enquanto Matheus foi aprovado nos testes feitos no Inter.

Dentro da competição os irmãos Sum vivem situações opostas. Luquinhas é titular do Cruzeiro e atuou em todos os jogos como lateral-direito. Já Matheus, que atua no meio-campo, não é titular do Inter, mas iniciou o último jogo do Colorado entre os 11.

Outra curiosidade é que Lucas é destro e Matheus é canhoto, o que significa que, caso estejam em campo ao mesmo tempo dividirão o mesmo setor do gramado, um atacando, outro defendendo.

Independente do resultado dentro de campo é certo que a família Sum vai festejar após o apito final, qualquer que seja o vencedor, pois os jovens têm futuro promissor na carreira que escolheram.


Lucas atua na lateral-direita do Cruzeiro. Foto: Ieda Beltrão/Rádio Santiago
Matheus é meio do Internacional. Foto: Divulgação


Copa Santiago terá ingressos mais caros a partir das quartas de final


A direção do Cruzeiro Esporte Clube confirmou reajuste no valor dos ingressos da 28ª Copa Santiago a partir da fase de quartas de final, que será disputada hoje e amanhã. Os novos valores serão praticados nos setores de Geral (antiga Popular) e Arquibancada (hoje parcialmente coberta.

No setor mais popular o preço passa dos R$ 7 praticados na primeira fase para R$ 10 e na Arquibancada o valor foi reajustado de R$ 15 para R$ 20. Na Social o valor do ingresso permanece em R$ 30.

Os ingressos para as quartas estão sendo comercializados desde ontem e podem ser adquiridos a qualquer hora do dia na secretaria do clube. Os portões de acesso ao estádio devem ser abertos as 18h, meia-hora antes do início da partida entre Internacional e Cruzeiro. No segundo jogo da noite, a partir das 20h30min, se enfrentam Grêmio e Palmeiras.

Na segunda rodada de quartas, que acontece amanhã, se enfrentam São Paulo x Ponte Preta, Avaí x Chapecoense. Os vencedores desta fase se enfrentarão nas semifinais, sexta-feira.

De acordo com a tabela oficial, o vencedor de Inter e Cruzeiro enfrentará Grêmio ou Palmeiras e o vencedor de São Paulo e Ponte terá pela frente Avaí ou Chapecoense. O que significa, para os que vivem a expectativa de um novo Gre-Nal, que o clássico só se repetirá em 2016 se os dois clubes chegarem à final.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Confira como ficaram os confrontos de quartas de final da 28ª Copa Santiago #Dia11

Avaí terminou a primeira fase com a melhor campanha geral.
Foto: Ieda Beltrão/Rádio Santiago
Com os dois jogos realizados na noite desta segunda-feira, com empates entre Ponte Preta e Gama (1 a 1) e São Paulo e 3 de Febrero (0 a 0), ficaram definidas as posições finais na tabela de classificação e os confrontos para a fase de quartas de final, que começa a ser disputada na quarta-feira. Confira como ficaram os confrontos:

Quarta-feira - 20
18h30min - Internacional x Cruzeiro
20h30min - Palmeiras x Grêmio

Quinta-feira - 21
18h30min - São Paulo x Ponte Preta
20h30min - Avaí x Chapecoense

Copa Santiago: classificação final e confrontos das quartas de final



Confrontos das quartas de final

Quarta-feira - 20
18h30min - Internacional x Cruzeiro
20h30min - Palmeiras x Grêmio

Quinta-feira - 21
18h30min - São Paulo x Ponte Preta
20h30min - Avaí x Chapecoense

No único 0 a 0 da Copa, São Paulo elimina o 3 de Febrero e termina em segundo #Dia11

Empate marcou a despedida dos paraguaios. São Paulo chegou ao segundo lugar do grupo.
Foto: Ieda Beltrão/Rádio Santiago
O último jogo da primeira fase da 28ª Copa Santiago foi também o único 0 a 0 em 30 partidas disputadas até o momento. O resultado serviu para o São Paulo avançar e chegar ao segundo lugar do grupo B, eliminando o 3 de Febrero, que deixa a competição pelo saldo de gols. O primeiro lugar do grupo ficou com o Palmeiras. Cruzeiro de Santiago e Chapecoense completam a lista de classificados do grupo.