segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Como pode ficar a tabela de jogos da 28ª Copa Santiago após as mudanças?


Não faço parte da comissão organizadora da Copa Santiago, muito menos sou responsável pela tabela de jogos, mas me arrisco publicar aqui um esboço do que poderiam vir a se tornar os grupos, caso a organização opte mesmo por diluir os atuais dois grupos em três para reduzir o número de jogos e driblar a chuvarada prevista para o mês de janeiro.

Ressalto que o que vocês verão abaixo não tem absolutamente nada de oficial, sequer o Renato Genro Vielmo imagina que esteja eu dando uma de "formulista". Pelo contrário, isso deixo pra ele, que tem anos de estrada na função. O que segue é apenas um "chute" que leva em consideração alguns fatores que muitas vezes já foram levados em conta na formação dos grupos.

E qual a fórmula usada para chegar nesta tabela? Simples. Coloquei como cabeças de chave o Avaí (atual vice-campeão, já que o campeão Independiente não participará em 2016) e a dupla Gre-Nal, colocando o Inter (maior campeão) no grupo 2 e o Grêmio (segundo maior detentor de títulos da competição) como cabeça do 3. Em seguida distribui paulistas e catarinenses e estrangeiros de maneira homogênea. 

Reparem como ficou interessante. No grupo 2, por exemplo, teríamos um Inter x Chapecoense, que não deixa de ter uma história recente interessante (mais para os gremistas corneteiros que para os colorados, é verdade) e no grupo 3 teríamos o encontro de Grêmio e Palmeiras, de tão intensa rivalidade nos anos 90, além de Grêmio e Criciúma, que já fizeram final de Copa do Brasil (com final trágico para os gremistas) e final de Copa Santiago.

Diria que essa tabela ficou "bem legalzinha". No mínimo simpática, não amigo Genro?

Vamos ver como ficou a "tabela do Júlio Martins"?

GRUPO 1 
Avaí
Cruzeiro de Santiago
Gama
São Paulo

GRUPO 2 
Internacional
Chapecoense
Ponte Preta
3 de Febrero-PAR

GRUPO 3
Grêmio
Criciúma
Palmeiras
Santa Cruz de La Sierra-BOL

Em um nova tabela fictícia, dupla Gre-Nal seria cabeça de chave. Foto: Ieda Beltrão

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Chuva pode obrigar organização a diminuir número de jogos da 28ª Copa Santiago


Recebi há pouco uma informação importante sobre a 28ª Copa Santiago de Futebol Juvenil, que acontece de 8 a 23 de janeiro de 2016. Soube que o Renato Genro Vielmo, responsável direto pela tabela de jogos, que podem ocorrer mudanças drásticas por conta da chuva prevista para o mês de janeiro (há quem fale em 600mm para o mês todo).

Com a escassez de opções para acomodar os mais de 30 jogos previstos na tabela original, existe uma possibilidade bem grande de que haja uma redução no número de partidas disputadas. Nesse caso, os atuais dois grupos de seis equipes seriam diluídos em três grupos com quatro equipes cada, diminuindo assim o número de jogos de cada um na competição. Pelo regulamento atual cada equipe disputa cinco jogos na Fase Classificatória. Com a mudança, cada um disputaria apenas três.

A ideia é ter esse plano B para o caso de as previsões se confirmarem. No entanto, qualquer decisão só poderá ser tomada com o consentimento das equipes, que serão notificadas dessa possibilidade e poderão discutir o assunto durante o Congresso Técnico, marcado para a tarde do dia 8 de janeiro, na Câmara de Vereadores. Todos os clubes participantes estarão representados nesse evento.

Após serem informadas, algumas equipes poderão recuar e cancelar a participação, pois dependendo da viagem pode não valer a pena o investimento para a disputa de três jogos apenas, mas é um risco que precisa se correr. Melhor perder um ou outro clube agora do que colocar os jogadores para atuar em condições totalmente inapropriadas e que possam causar até constrangimento ao maior evento esportivo da nossa região.

Vamos aguardar os acontecimentos. Assim que tiver novas informações, trarei aos amigos.

domingo, 20 de dezembro de 2015

Divulgada a tabela de jogos oficial da 28ª Copa Santiago


Conforme já havíamos anunciado aqui, a tabela de jogos da 28ª Copa Santiago está pronta. Essa é a versão oficial, encaminhada neste final de semana pelo responsável, Renato Genro Vielmo, à imprensa. Nela podemos confirmar que em pelo menos três dias o Estádio Alceu Carvalho poderá ter casa lotado, pois nestes dias a dupla Gre-Nal fará os dois jogos. 





Tabela de jogos e outras novidades sobre a 28ª Copa Santiago de Futebol Juvenil


No começo da noite de hoje tive a oportunidade de participar de uma das reuniões preparatórias para a realização da 28ª Copa Santiago de Futebol Juvenil. Pouca gente, mas os que lá estavam demonstraram disposição de fazer um bom trabalho. Recebi do amigo Renato Genro Vielmo um convite importante, mas isso é assunto para outra postagem, ouvi alguns debates sobre situações em torno do evento que não precisam ser postadas aqui, mas também colhi informações importantes sobre a Copa, que inicia em 8 de janeiro.

A principal notícia, além da anunciada tabela de jogos, é que parte do setor de arquibancada que fica ao lado da Social, a área coberta do estádio Alceu Carvalho, também será coberta. Para quem frequenta o estádio, o espaço a que me refiro fica entre o portão de acesso à arquibancada e o fim da área de cabines de rádio, ou seja, praticamente metade daquele espaço também ficará protegido. Iniciativa louvável da direção, que já projeta ampliar essa coberta em seguida.

Boas notícias também do ponto de vista financeiro. De acordo com o presidente Maninho, não falta muito dinheiro para que a Copa "entre no azul" e possa terminar os 16 dias de jogos sem deixar "rabos financeiros". Alguns patrocinadores estão sendo procurados, todos fora de  Santiago, para fechar essa cota.

Outra novidade do lado de fora dos gramados são os alojamentos, que este ano contarão com tv a cabo e wi-fi para a garotada. O Internacional, que há anos vinha se hospedando no Colégio Medianeira, a partir de agora ficará na Escola Lucas Araújo de Oliveira. O Cruzeiro está muito bem hospedado dentro do 5º RPMon.

A arbitragem também terá novidades. Este ano o grupo que atuará na primeira fase virá reforçado por duas auxiliares. A presença das mulheres nos quartetos de arbitragem forçarão o Cruzeiro a promover alguns ajustes nas acomodações para que estas possam ter um espaço reservado para banho e preparação para os jogos.


Por fim, a tabela de jogos ainda pode sofrer uma ou outra alteração, mas, como me foi repassada pelo Genro, responsável pela distribuição dos jogos, está muito próxima daquela que veremos sendo posta em prática em janeiro. Serão 4 jogos fora de Santiago (3 em Capão do Cipó e 1 um Nova Esperança) e outros 3 no Estádio Municipal Nery Cardoso. Tudo isso se o tempo permitir, claro, pois há previsão de muita chuva para o período de disputa da Copa, assim como ocorreu em janeiro passado.

Atentem que teremos jogos pela manhã inclusive em dias de semana, o que permite que as jornadas noturnas sejam, na maioria dos dias, de dois jogos. Haverá apenas um dia de folga, 19 de janeiro, na transição da fase classificatória para o início dos confrontos eliminatórios, chamados de "mata".

Tabela completa

Sexta - 8 de janeiro
Santiago - 20h - Avaí x Internacional
Santiago - 22h - Grêmio x Ponte Preta

Sábado - 9 de janeiro
Capão do Cipó - 10h - Atletico Santa Cruz (Bolívia) x Gama
Santiago - 18h - Chapecoense x 3 de Febrero (Paraguai)
Santiago - 20h - Cruzeiro x Criciúma

Domingo - 10 de janeiro
Capão do Cipó - 10h - Gama x Avaí
Santiago - 18h - Palmeiras x São Paulo
Santiago - 20h - Inter x Grêmio

Segunda - 11 de janeiro
Estádio Nery Cardoso - 10h - Criciúma x Chapecoense
Santiago - 19h - Ponte Preta x A. Santa Cruz
Santiago - 21h - São Paulo x Cruzeiro

Terça - 12 de janeiro
Estádio Nery Cardoso - 10h - 3 de Febrero x Palmeiras
Santiago - 19h - Avaí x Ponte Preta
Santiago - 21h - Grêmio x Gama

Quarta - 13 de janeiro
17h - Cruzeiro x 3 de Febrero
19h - Palmeiras x Criciúma
21h - A. Santa Cruz x Internacional

Quinta - 14 de janeiro
Estádio Nery Cardoso - 10h - Chapecoense x São Paulo
Santiago - 19h - Inter x Ponte Preta
Santiago - 21h - Avaí x Grêmio

Sexta - 15 de janeiro
Santiago - 19h - Criciúma x 3 de Febrero
Santiago - 21h - Cruzeiro x Chapecoense

Sábado - 16 de janeiro
Capão do Cipó - 10h - A. Santa Cruz x Avaí
Santiago - 18h - Chapecoense x Palmeiras
Santiago - 20h - Gama x Inter

Domingo - 17 de janeiro
Nova Esperança - 10h - São Paulo x Criciúma
Santiago - 18h - Palmeiras x Cruzeiro
Santiago - 20h - Grêmio x A. Santa Cruz

Segunda - 18 de janeiro
Santiago - 19h - Ponte Preta x Gama

Santiago - 21h - 3 de Febrero x São Paulo

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Assembleia da Liga reúne 24 clubes e define competições para 2016


Ontem à noite, atendendo convite do amigo Luciano Vieira, compareci a assembleia geral da Liga Santiaguense de Futebol Amador e fiquei muito satisfeito com o que vi. Dos 25 clubes envolvidos, 24 compareceram, mostrando como as coisas estão bem organizadas, como o presidente está bem com os dirigentes e, o melhor, como os dirigentes estão abertos a novidades e amadurecidos, sabendo que a Liga precisa retomar seu caminho de crescimento.

Entre as principais resoluções aprovadas está a transmissão das finais de todas as 10 competições de 2016. E por que digo que esta é uma das principais? Porque a partir da aprovação unânime, as equipes se comprometem a contribuir com pelo menos R$ 200,00 para a transmissão (somente as finalistas). Elas aceitaram também que a Liga contribua com R$ 300,00 mensais para tal fim, o que garante pelo menos 50% do valor orçado para as transmissões, reduzindo aquela angústia de correr atrás de patrocínio algumas horas antes de cada final.

Outros assuntos tratados e que merecem destaque são a criação de uma revista que contará a história dos clubes, uma nova norma que prevê a permanência mínima de dois anos de um atleta após sua filiação, assim como a primeira filiação gera vínculo de três anos, preservando equipes que costumam revelar bons jogadores e os perdem para outras com maior poder aquisitivo. A manutenção de punições rigorosas também considero como muito positiva.

Para encerrar, gostaria de dizer ao Luciano, dirigentes da Liga e de clubes, que estou, sempre tive e sempre estarei à disposição para ajudar. Mais ainda depois de ver o quanto as coisas podem melhorar a partir do momento em que um grupo tão grande "fecha" em torno de uma ideia.

Lógico que problemas surgirão, que haverá momentos complicados, de instabilidade, mas o caminho é esse, todos com o mesmo objetivo, independente dos interesses próprios.

Por fim, gostaria de saudar aqui o vereador Marcelo Pirú Gorski, que "encarou" a turma do amador e, de peito aberto, se colocou à disposição para representá-los em suas causas, incluindo a tentativa de viabilizar o transporte para que nossos clubes voltem a representar Santiago em competições regionais e estaduais.

Então é isso, vida longa ao amador de Santiago!!!



segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Santiago conquista vice-campeonato no 8º Rolando Garra

Tenistas de Santiago comemoram com a campeã olímpica do vôlei Carol Albuquerque. Foto: Divulgação
Vinte e cinco alunos do programa Bola Pro Futuro participaram do 8ª Rolando Garra, competição em Porto Alegre. E os santiaguenses brilharam no evento, sendo que 4 alunos foram campeões e três levaram o vice. Na premiação final, Santiago ficou com o segundo lugar geral. A competição foi promovida pela Fundação Tênis e reuniu mais de 700 crianças divididas em várias categorias na PUC. 

Participaram núcleos de Sapiranga, Igrejinha, São Paulo, Santiago e Porto Alegre que conta com o Pão dos Pobres, Humaitá, Marinha do Brasil e PUC. Os alunos santiaguenses eram das escolas Boa Vista, João Evangelista, São José e Severino Azambuja, que fazem parte do projeto. Foram mais de mil jogos em dois dias e na sexta-feira os campeões foram sendo conhecidos. 

Santiago foi destacada
O prefeito Júlio Ruivo marcou presença na abertura do evento, ocorrida na quinta, dando o seu incentivo aos jovens atletas. Na solenidade de abertura, os organizadores falaram que Santiago é um exemplo de organização na implantação e aceitação do tênis.

Fonte: Site Oficial Prefeitura de Santiago